AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. IV Prêmio Penha Guimarães

IV Prêmio Penha Guimarães

A cerimônia de premiação acontecerá dia 14/5, em São Paulo.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Atualizado em 14 de maio de 2025 07:43

O SASP -  Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo realizará, nesta quarta-feira 14/5, o IV Prêmio Penha Guimarães em Defesa da Igualdade Racial. A premiação homenageia o legado e a memória da Dra. Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, diretora do SASP, integrante da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, conselheira e presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP, além de integrante da AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo. Foi também criadora e impulsionadora da Marcha Noturna pela Igualdade Racial, marcando presença significativa em diversas entidades da advocacia.

Dra. Maria da Penha faleceu em 2016, deixando um vasto legado de luta pelas prerrogativas da advocacia negra e, sobretudo, pela ascensão da mulher negra na advocacia e em espaços de poder.

 (Imagem: Divulgação )

Dra. Maria da Penha Santos Lopes Guimarães(Imagem: Divulgação )

A 1ª edição do prêmio ocorreu em novembro de 2019, no Al Janiah, homenageando a UNEAFRO e os advogados Maria Sylvia de Oliveira e Sinvaldo José Firmo.

A 2ª edição do prêmio foi realizada em 2023, homenageando o juiz Edinaldo César Santos Júnior, a deputada e sambista Leci Brandão, a CUFA - Central Única das Favelas e o MNU - Movimento Negro Unificado, representado pelos ativistas Regina Santos e Milton Barbosa.

A 3ª edição do prêmio ocorreu em 2024, homenageando a ANAN - Associação Nacional da Advocacia Negra, BSL - Black Sisters in Law, Patrícia Anastácio (AASP) e o Prof. Claudio Silva (Ouvidor das Polícias de São Paulo). A ANAN foi representada pelos advogados Estevão Silva e Silmara Pereira; o grupo BSL foi representado pela fundadora e advogada Dione Assis.

Em 2025, o SASP homenageará a cofundadora da Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista, militante do MNU, mestranda e especialista em Direito do Trabalho (USP), e especialista em Estudos Afro-latino-americanos (CLACSO), Helena Pontes; o Babalorisà, escritor e doutor em Semiótica (USP), Sidnei Barreto Nogueira; a MMNSP - Marcha das Mulheres Negras de São Paulo; e a UNEGRO - União de Negros e Negras pela Igualdade.

Serviço: Cerimônia de premiação

Dia: 14/5

Horário: 18h30

Local: Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

Confirme sua presença: Clique aqui! 


Realização: SASP -  Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo

Clique aqui e confirme já sua presença!

SASP - Sindicato das Advogadas e Advogados do Estado de São Paulo