AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento do livro "Manual de Atuação em Matéria Criminal perante o STF e o STJ"
Lançamento

Lançamento do livro "Manual de Atuação em Matéria Criminal perante o STF e o STJ"

O livro será lançado no dia 24/9, às 18h, no Espaço Cultural do STJ, em Brasília.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Atualizado às 10:43

O Espaço Cultural do STJ promove, no dia 24/9, das 18 às 21h, o lançamento do livro "Manual de Atuação em Matéria Criminal perante o STF e o STJ", obra com prefácio do ministro Celso de Mello, apresentação do ministro Reynaldo Soares da Fonseca e com coautoria do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas

O livro foi organizado pelo defensor público do Rio de Janeiro e assessor de ministro do STF, William Arkeman, junto com o professor e advogado Alberto Zacharias Toron (Toron Advogados).

A obra também conta com a participação de José Eduardo Cardozo, que foi ministro da Justiça entre 2007 e 2011 e, ainda, reúne contribuições de advogados de destaque, defensores públicos experientes e professores reconhecidos, todos com amplo domínio teórico e prático sobre a atuação no STJ e STF.

Pensado especialmente para advogados e defensores que já atuam, ou que pretendem atuar, junto ao STJ e ao STF, o manual busca oferecer um conteúdo essencial e atualizado, que ajude esses profissionais a defenderem os interesses de seus clientes de forma completa, levando em conta as mudanças recentes na forma como os tribunais julgam os casos e o avanço das discussões jurídicas nos últimos anos. 

Em 17 capítulos são abordados os Procedimentos Investigatórios, as Ações Penais Originárias, o Acordo de Não Persecução Penal, a Colaboração Premiada, o Procedimento e a Instrução Processual Penal.

Também não escaparam ao olhar atento dos autores o Despacho com os Ministros, a elaboração de Memoriais, a Sustentação Oral, os Julgamentos nos Plenários Físico e Virtual e o novo desenho deliberativo dos Tribunais Superiores. Foram examinados igualmente os Recursos Ordinários, Especiais e Extraordinários; a Arguição de Relevância e a Repercussão Geral; o Habeas Corpus, a Revisão criminal e a Reclamação Constitucional. 

Nas palavras de Reynaldo Soares da Fonseca, a obra serve como verdadeiro guia para uma atuação cada vez mais técnica e eficiente dos criminalistas perante o STJ e STF. O livro constitui, portanto, leitura indispensável para todos que atuam na seara criminal perante esses tribunais.

 (Imagem: Divulgação)

O manual busca oferecer um conteúdo que ajude advogados e defensores que já atuem ou pretendem atuar no STJ ou no STF.(Imagem: Divulgação)

Lista de coautores

Ministros

  1. Marcelo Navarro Ribeiro Dantas
  2. José Eduardo Cardozo 

___________

  1. Alberto Zacharias Toron
  2. Caio Salles
  3. Carla Ramos
  4. Christine Peter
  5. Diogo Malan
  6. Eduardo Lasmar
  7. Flávia Rahal
  8. Gabriela Bemfica
  9. Gustavo Mascarenhas
  10. Maíra Fernandes
  11. Maria Fernanda Saad Ávila
  12. Michael Procópio Avelar
  13. Paulo Emilio Catta Preta
  14. Priscila Machado Akerman
  15. Saul Tourinho Leal
  16. Vinicius Vasconcellos
  17. Virgínia Afonso
  18. William Akerman

Toron Advogados