AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Fórum FAAP de Desenvolvimento - Simulação da ONU em Ribeirão Preto

Fórum FAAP de Desenvolvimento - Simulação da ONU em Ribeirão Preto

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Atualizado às 08:53


Fórum FAAP de Desenvolvimento

Simulação da ONU em Ribeirão Preto

  • Data: 13, 14 e 15/9
  • Local: FAAP Ribeirão Preto - av. Independência esquina com Rua Marcelo Sarti, 100 - Jardim Flórida

O Fórum FAAP de Desenvolvimento será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro na sede da Fundação em Ribeirão Preto e contará com a participação especial do Embaixador Rubens Ricupero, Diretor da Faculdade de Economia da FAAP.

A ONU se transfere para Ribeirão Preto e passa a ser atração entre estudantes do Ensino Médio da cidade no Fórum FAAP de Desenvolvimento, da Fundação Armando Alvares Penteado. Trata-se de uma conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, conjunto de oito macro-objetivos a serem atingidos pelos países até 2015, conforme declaração aprovada pelas Nações Unidas no ano 2000. Nesta ocasião, o Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.

O evento, que procura promover a integração dos alunos a um ambiente diplomático de negociações, consiste na simulação de organismos internacionais, que formarão grupos denominados delegações, para a representação de países como diplomatas.

O encontro possibilita aos jovens participantes a descoberta de algumas de suas habilidades, facilitando a compreensão dos assuntos de relevância internacional a partir dos estudos e da participação em debates, além do exercício do trabalho em equipe, liderança, cidadania e ética. No total, serão 120 alunos de Ribeirão Preto, de escolas das redes particular e pública.

A interdisciplinaridade é característica marcante do evento, uma vez que os assuntos a serem debatidos envolvem diversas áreas. Entre os tópicos da agenda internacional, serão discutidos: a erradicação da extrema pobreza e a fome; o ensino básico universal; a promoção da igualdade de gênero e autonomia das mulheres; a redução da mortalidade infantil; a melhoria na saúde materna; o combate ao HIV, à malária e outras doenças; a garantia da sustentabilidade ambiental; e o estabelecimento de uma parceria Mundial para o Desenvolvimento.

Toda a preparação dos alunos de Ensino Médio conta com um guia especial de estudos, além de vários sites para pesquisas e apoio dos professores dos colégios. Para o Prof. Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia da FAAP, a simulação possibilitará o debate de problemas do planeta, visando ao verdadeiro exercício de negociação para a tomada de decisões e elaboração de propostas concretas.

"A FAAP está realizando duas coisas importantes num só evento. A primeira é levar os modelos de simulação, que eu considero muito eficazes para o processo de aprendizagem, uma vez que o aluno aprende fazendo. A segunda é a temática a ser discutida: as metas do milênio da ONU, que só poderão ser atingidas com a conscientização e o engajamento de todos, já que não podemos depender só dos governos", conclui.

Realização

  • Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(16) 3913-6300

e-mail

posrp.[email protected]

ou

Clique aqui