Lançamento da obra "O Crepúsculo da Razão Ocidental"
José Andrés Lopes da Costa analisa, no livro, a transição entre a razão grega e a inteligência das máquinas.
terça-feira, 5 de maio de 2026
Atualizado às 18:07
José Andrés Lopes da Costa, sócio do DCLC Advogados e mestre em Direito Tributário Internacional pelo IBDT-SP, lança sua obra, "O Crepúsculo da Razão Ocidental" (Editora Lumen Juris, 208p.), no próximo dia 14/5, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
"Com 'O Crepúsculo da Razão Ocidental', José Andrés Lopes da Costa apresenta um livro de caráter político e analítico. A obra aponta a deturpação de termos como 'democracia', 'liberdade', 'legalidade' e 'Justiça', utilizados, segundo o autor, mais para justificar práticas do que para esclarecê-las."
A definição é de Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Grupo Estado, responsável pela apresentação da obra. Para o jornalista, o livro funciona como um alerta "não contra um regime específico, mas contra o uso distorcido da linguagem, a inflação normativa e a moral seletiva".
O autor, com exeperiência como diretor de banco de investimentos e docente na FGV, PUC-Rio e UFRJ, passa a investigar a decadência dos pilares da civilização. Após tratar do capitalismo regenerativo em "Sociedades de Propósito", Lopes da Costa analisa a transição entre a razão grega e a inteligência das máquinas.
Segundo o jurista, a razão, que nasceu como instrumento de busca de equilíbrio, converteu-se em uma ferramenta automática e sem consciência de seu papel. "A gente sente que algo se perdeu, mas não sabe nomear o quê. Este livro é uma tentativa de devolver ao Direito sua dimensão mais humana. É uma arqueologia do nosso tempo", explica.
Nesse sentido, a obra percorre a trajetória histórica do pensamento ocidental, apontando como cada conquista civilizatória carregou a semente de seu próprio esgotamento. Na democracia, o autor identifica a transição do debate público para o império das percepções e o espetáculo das redes sociais, resultando em um momento histórico de desencantamento e dúvida.

