OAB/ES promove "Congresso Estadual da Advocacia" em agosto
Encontro terá dois dias de debates sobre IA, constitucionalismo digital, relações de trabalho, reforma do CC e outros temas que movimentam o Direito.
quarta-feira, 8 de julho de 2026
Atualizado em 10 de agosto de 2026 08:52
Ministros, juristas, advogados e professores estarão reunidos em Vitória nos dias 12 e 13/8 para o "Congresso Estadual da Advocacia", promovido pela OAB/ES - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Espírito Santo. O encontro será realizado no Espaço Patrick Ribeiro e terá uma programação voltada a temas que hoje desafiam a atuação jurídica, das transformações provocadas pela tecnologia às mudanças nas relações de trabalho e no Direito Público.
Entre os participantes estão os ministros do TST - Tribunal Superior do Trabalho Maurício Godinho Delgado e Delaíde Miranda Arantes. A ministra do STF - Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia também integra a programação e participará por videoconferência, no primeiro dia do congresso, com o tema "Constitucionalismo Digital".
A programação reúne ainda José Roberto de Castro Neves, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Carlos Ari Sundfeld, Marcello Terto, Rodrigo Reis Mazzei, Flávio Cheim Jorge, Simone Schreiber, Ulisses Rabaneda, Pablo Arruda e Giovanni Machado. O congresso contará com 1.200 participantes, reunindo a advocacia capixaba em dois dias de programação.
Ao longo do encontro, estarão em discussão questões que já fazem parte da rotina da advocacia e do Judiciário, como inteligência artificial, acesso à Justiça, prerrogativas profissionais, novas tecnologias, reforma do CC, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, marketing jurídico e os impactos das transformações tecnológicas sobre as carreiras jurídicas e o mundo do trabalho.
No dia 13, o ministro Maurício Godinho Delgado fará a conferência de abertura sobre assédio eleitoral nas relações de trabalho e os desafios contemporâneos. O encerramento ficará a cargo da ministra Delaíde Miranda Arantes, que abordará as novas tecnologias e seus reflexos nas carreiras jurídicas e no mundo do trabalho.
Para a presidente da OAB/ES, Erica Neves, o congresso representa um marco para a advocacia capixaba. "Será um encontro histórico, que reúne algumas das maiores autoridades do Judiciário brasileiro e referências acadêmicas do Direito. Um momento essencial de diálogo sobre os desafios da Justiça, da cidadania e o papel da advocacia diante das transformações do nosso tempo", destaca.
Realizado no mês em que se celebra o Dia da Advocacia, em 11/8, o congresso também abre espaço para a produção jurídica capixaba. No segundo dia do evento, haverá lançamento de obras de autores do Espírito Santo e sessão de autógrafos.
Confira a programação
12/8 - quarta-feira
- 16h30 – Credenciamento
- 16h45 – Café de boas-vindas
- 17h30 – Sessão Solene de Abertura
- 18h00 – Vídeo conferência de Abertura
Palestrante: Cármen Lúcia
Tema: Constitucionalismo Digital
- 18h40 – Palestra
Palestrante: José Roberto de Castro Neves
Tema: A Importância da Literatura para a Advocacia
- 19h20 – Palestra
Palestrante: Maria Sylvia Zanella Di Pietro
Tema: Novos Paradigmas do Direito Administrativo
- 20h00 – Palestra
Palestrante: Rodrigo Reis Mazzei
Tema: A Reforma do Código Civil na Perspectiva da Advocacia
- 20h40 – Palestra
Palestrante: Carlos Ari Sundfeld
Tema: Desafios da Advocacia no Direito Público Atual
- 21h20 – Conferência de Encerramento
Palestrante: Simone Schreiber
Tema: Acordo de Colaboração Premiada
- 22h00 – Sorteio de brindes aos participantes
- 22h10 – Encerramento das atividades
13/8 - quinta-feira
- 16h00 – Café de boas-vindas
- 16h00 – Lançamento de Obras Jurídicas de Autores Capixabas e Sessão de Autógrafos
- 16h40 – Sorteio de brindes aos participantes
- 17h00 – Conferência de Abertura
Palestrante: Maurício Godinho Delgado
Tema: Assédio Eleitoral nas Relações de Trabalho – Desafios Contemporâneos
- 17h40 – Palestra
Palestrante: Ulisses Rabaneda
Tema: Inteligência Artificial, Acesso à Justiça e Prerrogativas da Advocacia – Dilemas e Perspectivas
- 18h20 – Palestra
Palestrante: Pablo Arruda
Tema: Comportamento Multiplicador de Honorários
- 19h00 – Palestra
Palestrante: Flávio Cheim Jorge
Tema: A Advocacia Eleitoral nos Dias Atuais
- 19h40 – Palestra
Palestrante: Marcello Terto
Tema: Constitucionalismo Digital, Acesso à Justiça e Governança Judicial: desafios da transformação tecnológica na Advocacia
- 20h20 – Palestra
Palestrante: Giovanni Machado
Tema: Marketing Jurídico
- 21h00 – Conferência de Encerramento
Palestrante: Delaíde Miranda Arantes
Tema: Novas tecnologias, desafios para carreira jurídica e mundo do trabalho
- 21h40 – Sorteio de brindes aos participantes presentes
- 21h50 – Encerramento oficial do evento
Serviço:
- Data: 12 e 13/8
- Horario: A partir das 16h30 (12/8) e das 16h (13/8)
- Local: Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória/ES
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Mais informações também estão disponíveis no portal da OAB/ES.

