"Special Situations - Mercado Financeiro e Direito: Conceito, Visão Geral e Prática"
Michel Malaquias lança livro abordando conceitos, estruturas e práticas de investimentos alternativos e complexos no mercado.
sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Atualizado às 11:17
No dia 6/10, às 18h, na Livraria Martins Fontes, na avenida Paulista, 509, em São Paulo, o advogado Michel Malaquias, fundador do M. Malaquias Advogados, lançará oficialmente o livro "Special Situations – Mercado Financeiro e Direito: Conceito, Visão Geral e Prática", publicado pela Editora Foco.
A obra apresenta o mercado de special situations, ainda pouco sistematizado no Brasil, que envolve investimentos alternativos relacionados a inadimplemento, reorganizações societárias, litígios, insolvência e situações de distress.
Partindo da ideia de que, em special situations, "o padrão é não ter padrão", o livro organiza os principais fundamentos, ativos e estruturas desse mercado, passando por NPLs, legal claims, precatórios, operações estruturadas, litigation finance, DIP financing, equity, distressed M&A, UPIs e operações em falências.
A publicação também dedica capítulos à atuação jurídica nesse ecossistema e à precificação e estruturação financeira das operações, este último com participação de Caio Baldorini. Com base normativa, jurisprudencial e de mercado, propõe ainda uma reflexão sobre a formação de um Direito das Special Situations, de natureza transversal e multidisciplinar.
Segundo Michel, o objetivo é oferecer uma visão clara e prática do tema tanto para profissionais que estão começando a conhecer o mercado quanto para aqueles que já atuam nesse universo.
O lançamento será aberto ao público.
Sobre o autor:
Michel Malaquias: é advogado com atuação focada em Special Situations e insolvência empresarial, fundador do M. Malaquias Advogados e primeiro presidente da Comissão de Special Situations da OAB Campinas/SP.

