AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio abre inscrições para curso sobre regulação aeroportuária
Curso

FGV Direito Rio abre inscrições para curso sobre regulação aeroportuária

Curso de educação continuada começa em 26/10 e abordará concessões, regulação e controle do setor de infraestrutura aeroportuária.

quarta-feira, 7 de outubro de 2026

Atualizado em 5 de outubro de 2026 15:54

A FGV Direito Rio está com inscrições abertas para o curso de educação continuada "Regulação de Infraestrutura Aeroportuária". A formação tem início em 26/10 e busca apresentar aos alunos a estrutura regulatória do setor aeroportuário, seus principais aspectos e o funcionamento do segmento.

Com duração de três semanas e carga horária de 12 horas, o curso será realizado às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até 23/10.

A programação aborda o histórico do setor aeroportuário no Brasil, o papel da Infraero e da ANAC, as primeiras licitações e os contratos de concessão de aeroportos. Também serão discutidos temas como concessão em bloco, relicitação, Procedimento Competitivo Simplificado e o estudo de casos práticos.

O curso ainda tratará da incompletude dos contratos de concessão, do consensualismo e das repactuações no setor de infraestrutura aeroportuária. Outro tema previsto é o papel do Tribunal de Contas da União no controle externo das concessões, incluindo a atuação da Secex-Consenso.

Corpo docente:

  • André Luiz de Albuquerque Farias: Diretor de Infraestrutura Aeroportuária e Aviação Civil.
  • Flávio Amaral: Doutor em direito público pela Universidade de Coimbra. Mestre em direito empresarial pela UCAM. Especialista em regulação, defesa da concorrência e concessões pela FGV. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Advogado, Árbitro e Parecerista. 
  • Gustavo Carneiro de Albuquerque: Doutorando em Economia pela FGV. Ex-Procurador-Geral da ANAC. Advogado.
  • Tiago Sousa Pereira: Ex Diretor-Presidente da ANAC

Serviço:

  • Inscrições: Até 23/10
  • Início: 26/10
  • Duração: 3 semanas
  • Dias: Segundas e quartas-feiras
  • Horário: Das 19h às 22h

Clique aqui para saber mais.

FGV Direito Rio