Encerrado


Congresso

Direito francês e brasileiro: perspectivas nacionais e comparadas

  • Data: 25 a 29/5/09
  • Horário: 9h
  • Local: MP/RS e plenário do TJ/RS, Porto Alegre/RS 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de direito comparado Brasil-França, em parceria com instituições de renome internacional como a Chaire régulation de SciencesPo (Paris), a Université de Strasbourg (Centre du droit de l’entreprise) e a Université Paris I Panthéon- Sorbonne, realizam o Congresso "Direito francês e brasileiro: perspectivas nacionais e comparadas".

O evento ocorrerá nos dias 25 a 28 de maio de 2009 no auditório do Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Sul e no dia 29 de maio no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Devidamente chancelado como operação oficial do "Ano da França no Brasil", o evento reúne mais de 22 professores e juízes franceses e cerca de 33 palestrantes brasileiros., dentre os quais Marçal Justen Filho, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

Do direito público ao direito privado, da Reforma do Estado às questões envolvendo a Justiça e os direitos fundamentais, de importantes aspectos do direito internacional privado ao direito empresarial, todas as grandes questões estarão sendo debatidas por especialistas de renome mundial.

Para cada tema, está prevista a apresentação de relatórios nacionais seguida da realização de mesa redonda de direito comparado. A riqueza dos temas e a pertinência dos debates traduzem-se em uma aproximação jurídica, política e econômica entre os dois países.

O congresso marca, ainda, o lançamento do livro "Introdução ao direito francês", obra escrita por pesquisadores com pós-graduação nas principais universidades francesas (2 volumes, Ed. Juruá, 2009).

_____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(51) 3251-4022/4023

ou

Clique aqui

Publicado sexta-feira, 15 de maio de 2009