Gramatigalhas

Re-designar ou Redesignar?

Re-designar ou Redesignar? O professor José Maria da Costa esclarece.

29/6/2011

O leitor G.M (que pede para não ser identificado) envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Dr. José Maria, minha dúvida de hoje é: re-designar ou redesignar? Qual a regra para saber este e os outros casos semelhantes? Muito obrigado. Abraços." 

A leitora Débora do Carmo Vicente também envia a seguinte mensagem: 

"Segundo a reforma ortográfica, utilizar-se-á hífen quando houver encontro de duas vogais repetidas. Assim, questiono: haverá hífen na palavra reeleição, isto é: re-eleição, como ocorreu com o micro-ondas?"

1) Um leitor indaga qual a forma correta após o Acordo Ortográfico: re-designar ou redesignar?

2) Pelo recente Acordo Ortográfico, o prefixo re, que significa repetição, como regra, acopla-se diretamente à palavra seguinte, sem intermediação de hífen. Exs.: rebatizar, recadastrar, redefinição, redesignar, refazer, refundação, rejustificar, relacrar, remagnetizar, renascer, reparafusar, requalificar, retrabalhar, revalorização.

3) Continua valendo essa regra, mesmo que o elemento seguinte se inicie por vogal. Exs.: reabastecer, reabertura, reabsorção, reeducação, reelaboração, reencadernar, reimergir, reimportar, reinaugurar, reobservação, reoficializar, reunificar, reurbanizar.

4) Para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para continuidade do som originário. Exs.: rerratificação, rerrespirado, ressaciar, ressalgar.

5) Mesmo para hipótese de ser iniciado por h o elemento seguinte, não se usa o hífen; apenas se suprime o h inicial: reidratar, reumanização.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.