Gramatigalhas

Eles têm ou Eles tem?

Eles têm ou Eles tem? Professor esclarece dúvida se, após o Acordo Ortográfico, o verbo perdeu o acento circunflexo.

4/2/2014

O leitor Astolfo de Souza Neves indaga qual a forma correta de grafia o Acordo Ortográfico: eles têm ou eles tem?

1) Um leitor indaga qual a forma correta após as recentes modificações em nossa ortografia: eles têm ou eles tem?

2) Observe-se, desde logo, que essa é uma questão que não foi atingida pelas modificações trazidas pelo Acordo Ortográfico, mas que merece um cuidado todo especial.

3) Veja-se, num primeiro aspecto, que o verbo ter e seus derivados (manter, suster, entreter, reter, etc.) são grafados, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, com um acento circunflexo, para diferenciar da terceira pessoa do singular: eles têm, eles mantêm.

4) Num segundo aspecto, veja-se que os derivados de ter – e apenas os derivados – na terceira pessoa do singular, recebem um acento agudo: ele tem, ele mantém.

5) Observe-se, por consequência, como se grafam as seguintes formas verbais: ele tem, ele mantém, eles têm, eles mantêm.

6) As mesmas observações servem para o verbo vir e seus derivados em tais circunstâncias: ele vem, ele sobrevém, eles vêm, eles sobrevêm.

7) Não se pense em grafar com ee qualquer desses verbos, já que a duplicação da mencionada vogal é peculiaridade dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados, os quais não mais apresentam acento na forma ee: creem, deem, leem, veem.

______

*Publicado originalmente em 12/09/2012.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.