Gramatigalhas

Notícia-crime ou Notícia crime?

Notícia-crime ou Notícia crime? O professor José Maria da Costa esclarece.

24/10/2012

O leitor Fernando Portela Oliveira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas 

"Gostaria de saber qual o certo: notícia-crime ou notícia crime?"

1) Um leitor indaga qual a forma correta, quanto ao hífen, após o recente Acordo Ortográfico: Notícia-crime ou Notícia crime?

2) Pelo sistema de grafia que passou a viger recentemente, emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição, cujos elementos (substantivos, adjetivos, numerais ou verbos) constituem uma nova unidade morfológica e de sentido.

3) O caso da consulta encaixa-se com perfeição no conceito de vocábulo composto que deve ser grafado com hífen:

a) está-se compondo uma nova palavra por justaposição (método de composição, pelo qual cada um dos elementos componentes da nova palavra mantém sua integridade gráfica e prosódica [ou seja, de tonicidade e pronúncia]);

b) com a nova palavra, seus elementos constituem uma nova unidade não apenas morfológica, mas também de sentido (ou seja, como também se dá nos demais vocábulos compostos por dois substantivos, notícia-crime nem é só notícia, nem é só crime, mas é uma notícia específica, com significação jurídica, que serve para comunicar a existência de um crime).

4) Assim, após o recente Acordo Ortográfico, o correto é escrever notícia-crime.

5) Apenas para ilustrar, seguem o mesmo exemplo do caso da consulta os seguintes vocábulos também compostos por justaposição e formados por dois substantivos: ano-luz, decreto-lei, médico-cirurgião, tenente-coronel.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.