Gramatigalhas

Meio-dia e meia ou Meio-dia e meio?

Meio-dia e meia ou Meio-dia e meio? Professor esclarece a dúvida.

21/8/2013

O leitor Afonso Martini envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Sempre tenho a mesma dúvida: meio-dia e meia ou meio-dia e meio ? Tem alguma regra ? Obrigado."

1) Trata-se de construção que precisa ser observada sob o prisma da concordância nominal.

2) Quando se diz meio-dia e meia, quer-se, em realidade, significar meio-dia mais meia hora, podendo-se concluir que meio, nas duas ocorrências, é numeral e, portanto, variável.

3) Incorreta, por conseguinte, é a expressão meio-dia e meio (a qual apenas poderia significar metade de um dia mais metade de um dia, a significar, em última análise, um dia completo).

4) É bem certo que Francisco da Silveira Bueno tenta justificar o emprego de meio-dia e meio com o argumento de "atração sintática".

5) A fragilidade de suas razões e a ausência de caráter científico de seu arrazoado, todavia, fazem com que não se confira maior valor a seu intento.

6) Nessa esteira, observando que Júlio Nogueira transige com o uso da maioria, aprovando meio-dia e meio, Sousa e Silva adverte, mesmo assim, tratar-se de erro vulgar, anotando, esperançosamente, que "não nos parece difícil a emenda".

7) O mais adequado, em tal caso, é aceitar as afirmações de Napoleão Mendes de Almeida: a) "a forma correta é meio-dia e meia, pois a palavra a que o adjetivo se refere é hora"; b) "não tem cabida afirmar tratar-se de flexão por atração".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.