Marketing Jurídico

Persona X público-alvo, dicas para redes sociais e tipos de clientes do funil

Presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Lisandra Thomé para responder sobre persona X público alvo, dicas para redes sociais e tipos de clientes do funil de vendas.

17/6/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados), hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Lisandra Thomé.

Coluna Marketing Jurídico: Muitas pessoas confundem o termo Persona com o termos Público-Alvo.... Por favor explique para nossos amigos da coluna quais as diferenças.

Lisandra Thomé: Ter uma comunicação clara e objetiva é extremamente importante para estabelecer uma boa relação com os seus clientes. Porém, é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, ou seja, aqueles que consomem o seu serviço. Isso porque qualquer tipo de publicidade ou outras formas de comunicação externas devem ser executadas com foco no público-alvo, que é um grupo de pessoas com características semelhantes, mas agrupado de uma maneira mais ampla. Por exemplo, vamos dizer que seu público-alvo sejam profissionais da saúde. Já a persona representa o estereótipo do cliente ideal, formado com base no comportamento e características reais do cliente que você deseja atender. Por exemplo, sua persona é um médico, da faixa etária x, que tem um padrão socioeconômico y e que possui interesses por "c" e "d" assuntos. Conhecendo melhor a sua persona você será capaz de se conectar melhor com ela e ter uma comunicação mais efetiva, uma vez que poderá usar um estilo de comunicação mais agradável a ela e trazer assuntos que sejam do seu interesse. Se você não tem uma persona definida na sua mente, você acaba falando pra todo mundo e não se comunicando com ninguém. O resultado disso é que suas ações de marketing surtem pouco efeito e atraem o cliente errado. Tendo esses conceitos em mente, é preciso coloca-los em prática para trazer mais resultado nas vendas dos seus serviços e engajamento nas suas redes sociais!

Coluna Marketing Jurídico: Já que você falou de redes sociais, nos dê algumas dicas para um bom marketing digital.  

Lisandra Thomé: OK. Dica 1 - Defina um público-alvo. Assim como nas mais variadas áreas de atuação, para conseguir relacionar-se e solucionar os problemas dos potenciais clientes, é preciso direcionar as ações para um público específico. Para isso, você pode começar definindo suas personas, pensando em aspectos como nível de conhecimento, idade, interesses e situação financeira. Dica 2 - Invista em conhecimento e compartilhe o que você já sabe. Investir em conhecimento é um passo essencial e estratégico para quem busca crescer na área jurídica. Buscar cursos e materiais que tratem não apenas da sua área de atuação, mas os que podem ajudá-lo a executar o seu planejamento de marketing é o que fará você se destacar. Dessa forma, você poderá compartilhar os seus conhecimentos e aproximar o seu trabalho de pessoas que buscam saber mais sobre os temas que decidir tratar, através do marketing de conteúdo. Dica 3 - Construa uma boa relação. A premissa do networking não se resume ao presencial. Mesmo na internet, construir bons relacionamentos é um fator crucial para conseguir conectar-se com os clientes, potenciais e até mesmo outros profissionais da área. Por essa razão, busque estar presente e disponível para estabelecer relações agradáveis com quem acompanha ou busca o seu trabalho, seja no aspecto virtual ou não. Dica 4 - Siga as regras do Código de Ética da OAB. É necessário estar atento ao Código de Ética da OAB porque, é nesse ponto, que muitos advogados agem de forma equivocada. Busque se informar sobre o que é e o que não é permitido executar no marketing jurídico digital para poder exercer a ferramenta e o seu trabalho sem que isso gere sanções.

Coluna Marketing Jurídico: Muito se fala em funil de vendas. Dentro desse tópico, quais são os 3 tipos de clientes existentes?  

Lisandra Thomé: 1. O cliente que não tem ideia que tem um problema e por isso não está procurando uma solução. Podem ser visitantes do seu perfil nas redes sociais e, para transformá-los em possíveis leads, você precisa criar conteúdo educativo que toque nas dores e problemas dessa persona e desperte a necessidade de buscar a solução. Aqui entram os posts educativos e vídeos curtos, por exemplo. 2. O cliente que sabe que tem um problema, mas ainda não está procurando a solução. Para atrair esse tipo de cliente para o seu escritório e torná-lo um prospect, você também deve oferecer conteúdo que traga possíveis soluções para o problema, como um e-book com passo a passo ou uma live. 3. O cliente que sabe que tem um problema e está procurando a solução. É o mais fácil de atrair e transformar em cliente. Crie conteúdos que te tragam autoridade e credibilidade, endossando que você é o profissional capaz de ajudá-lo. Vídeos mais longos, lives, palestras, livros e artigos são exemplos de conteúdos que ajudam a criar autoridade.

E aí está a contribuição de nossa amiga Lisandra Thomé. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? 

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para o e-mail divulgacao@migalhas.com.br (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.