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Persona X público-alvo, dicas para redes sociais e tipos de clientes do funil

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Atualizado em 15 de junho de 2022 11:07

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados), hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Lisandra Thomé.

Coluna Marketing Jurídico: Muitas pessoas confundem o termo Persona com o termos Público-Alvo.... Por favor explique para nossos amigos da coluna quais as diferenças.

Lisandra Thomé: Ter uma comunicação clara e objetiva é extremamente importante para estabelecer uma boa relação com os seus clientes. Porém, é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, ou seja, aqueles que consomem o seu serviço. Isso porque qualquer tipo de publicidade ou outras formas de comunicação externas devem ser executadas com foco no público-alvo, que é um grupo de pessoas com características semelhantes, mas agrupado de uma maneira mais ampla. Por exemplo, vamos dizer que seu público-alvo sejam profissionais da saúde. Já a persona representa o estereótipo do cliente ideal, formado com base no comportamento e características reais do cliente que você deseja atender. Por exemplo, sua persona é um médico, da faixa etária x, que tem um padrão socioeconômico y e que possui interesses por "c" e "d" assuntos. Conhecendo melhor a sua persona você será capaz de se conectar melhor com ela e ter uma comunicação mais efetiva, uma vez que poderá usar um estilo de comunicação mais agradável a ela e trazer assuntos que sejam do seu interesse. Se você não tem uma persona definida na sua mente, você acaba falando pra todo mundo e não se comunicando com ninguém. O resultado disso é que suas ações de marketing surtem pouco efeito e atraem o cliente errado. Tendo esses conceitos em mente, é preciso coloca-los em prática para trazer mais resultado nas vendas dos seus serviços e engajamento nas suas redes sociais!

Coluna Marketing Jurídico: Já que você falou de redes sociais, nos dê algumas dicas para um bom marketing digital.  

Lisandra Thomé: OK. Dica 1 - Defina um público-alvo. Assim como nas mais variadas áreas de atuação, para conseguir relacionar-se e solucionar os problemas dos potenciais clientes, é preciso direcionar as ações para um público específico. Para isso, você pode começar definindo suas personas, pensando em aspectos como nível de conhecimento, idade, interesses e situação financeira. Dica 2 - Invista em conhecimento e compartilhe o que você já sabe. Investir em conhecimento é um passo essencial e estratégico para quem busca crescer na área jurídica. Buscar cursos e materiais que tratem não apenas da sua área de atuação, mas os que podem ajudá-lo a executar o seu planejamento de marketing é o que fará você se destacar. Dessa forma, você poderá compartilhar os seus conhecimentos e aproximar o seu trabalho de pessoas que buscam saber mais sobre os temas que decidir tratar, através do marketing de conteúdo. Dica 3 - Construa uma boa relação. A premissa do networking não se resume ao presencial. Mesmo na internet, construir bons relacionamentos é um fator crucial para conseguir conectar-se com os clientes, potenciais e até mesmo outros profissionais da área. Por essa razão, busque estar presente e disponível para estabelecer relações agradáveis com quem acompanha ou busca o seu trabalho, seja no aspecto virtual ou não. Dica 4 - Siga as regras do Código de Ética da OAB. É necessário estar atento ao Código de Ética da OAB porque, é nesse ponto, que muitos advogados agem de forma equivocada. Busque se informar sobre o que é e o que não é permitido executar no marketing jurídico digital para poder exercer a ferramenta e o seu trabalho sem que isso gere sanções.

Coluna Marketing Jurídico: Muito se fala em funil de vendas. Dentro desse tópico, quais são os 3 tipos de clientes existentes?  

Lisandra Thomé: 1. O cliente que não tem ideia que tem um problema e por isso não está procurando uma solução. Podem ser visitantes do seu perfil nas redes sociais e, para transformá-los em possíveis leads, você precisa criar conteúdo educativo que toque nas dores e problemas dessa persona e desperte a necessidade de buscar a solução. Aqui entram os posts educativos e vídeos curtos, por exemplo. 2. O cliente que sabe que tem um problema, mas ainda não está procurando a solução. Para atrair esse tipo de cliente para o seu escritório e torná-lo um prospect, você também deve oferecer conteúdo que traga possíveis soluções para o problema, como um e-book com passo a passo ou uma live. 3. O cliente que sabe que tem um problema e está procurando a solução. É o mais fácil de atrair e transformar em cliente. Crie conteúdos que te tragam autoridade e credibilidade, endossando que você é o profissional capaz de ajudá-lo. Vídeos mais longos, lives, palestras, livros e artigos são exemplos de conteúdos que ajudam a criar autoridade.

E aí está a contribuição de nossa amiga Lisandra Thomé. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? 

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para o e-mail [email protected] (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!