Migalhas de Peso

Por que o Ministério do Planejamento não consegue planejar?

Mais da metade do tempo do ministro é absorvido por assuntos do Orçamento pois é ele que libera cada verba.

31/8/2016

Porque desde o segundo mandato de FHC até agora jogaram atribuições que não tem nada a ver com planejamento e Orçamento na SPLAN, senão vejamos o que compete atualmente este ministério:

Mais da metade do tempo do ministro é absorvido por assuntos do Orçamento pois é ele que libera cada verba e o Tesouro paga. Qualquer suplementação de verba tem que passar pelo Planejamento.Até as verbas do gabinete do presidente passam por este ministério.

Os penduricalhos passados ao Planejamento foram feitos para não ser possível planejar. São muitas áreas subordinadas e tantas as necessidades de assinaturas que mal o ministro tem tempo de ir ao banheiro.

A separação entre o Planejamento & Orçamento e a Fazenda se deve ao conceito de duplo controle exercido pelo presidente da Republica. Caso fiquem juntos o presidente perderá seu poder de caneta.

Várias responsabilidades do Ministério o Planejamento caberiam na recriação do Ministério da Administração Federal e a transferência para outros ministérios.

Em vez disto estão pensando em recriar o Ministério da Pesca, o de Desenvolvimento Agrário, etc. O que comprova a falta de competência gerencial de nossos (a) presidentes.

____________________

*Alexis Stepanenko é ex-ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Itamar Franco.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024