Migalhas de Peso

SXSW 2025: A inteligência artificial jamais prescindirá do olhar humano

IA é aliada da comunicação e do marketing e não sua concorrente.

25/4/2025

A inteligência artificial foi protagonista absoluta no SXSW 2025, um dos maiores festivais mundiais de inovação e tecnologia realizado em Austin, EUA, recentemente. Marcas e especialistas concordaram que estamos vivendo uma verdadeira revolução na comunicação e no marketing, impulsionada pela IA. Porém, apesar dos avanços tecnológicos, uma mensagem ficou evidente: a inteligência artificial nunca irá dispensar o olhar humano de curadoria, criatividade, pertinência e bom senso.

Durante o evento, diversos painéis destacaram como a IA vem aprimorando campanhas, prevendo tendências, personalizando experiências e sugerindo conteúdos em escala nunca antes vista. Ferramentas que automatizam criações já são realidade! Contudo, ficou claro que a qualidade e relevância final ainda dependem profundamente de insights humanos. A IA é poderosa, sim, mas sua aplicação eficaz depende diretamente da sensibilidade humana.

Grandes marcas revelaram como vêm integrando a IA em seus processos criativos, reconhecendo que o elemento humano continua sendo insubstituível. A inteligência artificial acelera processos, aumenta a produtividade, fornece análises avançadas e potencializa ideias, porém jamais substituirá plenamente o julgamento crítico, o olhar do profissional e a capacidade de compreender contextos sociais e emocionais específicos.

Além disso, destacou-se a importância da curadoria humana para garantir pertinência e evitar erros graves de interpretação e contexto. Afinal, a comunicação eficaz é feita não apenas de dados, mas também de empatia, emoção e conexão genuína.

Assim, o SXSW 2025 deixou clara a sinergia ideal entre tecnologia e criatividade humana: a IA não substituirá profissionais de comunicação e marketing, mas será – e já é - sua grande aliada, ampliando suas capacidades sem nunca substituir sua essência.

Alberto Maurício Danon
Jornalista e diretor da ADCom Comunicação Empresarial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025