MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. SXSW 2025: A inteligência artificial jamais prescindirá do olhar humano

SXSW 2025: A inteligência artificial jamais prescindirá do olhar humano

IA é aliada da comunicação e do marketing e não sua concorrente.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Atualizado às 11:29

A inteligência artificial foi protagonista absoluta no SXSW 2025, um dos maiores festivais mundiais de inovação e tecnologia realizado em Austin, EUA, recentemente. Marcas e especialistas concordaram que estamos vivendo uma verdadeira revolução na comunicação e no marketing, impulsionada pela IA. Porém, apesar dos avanços tecnológicos, uma mensagem ficou evidente: a inteligência artificial nunca irá dispensar o olhar humano de curadoria, criatividade, pertinência e bom senso.

Durante o evento, diversos painéis destacaram como a IA vem aprimorando campanhas, prevendo tendências, personalizando experiências e sugerindo conteúdos em escala nunca antes vista. Ferramentas que automatizam criações já são realidade! Contudo, ficou claro que a qualidade e relevância final ainda dependem profundamente de insights humanos. A IA é poderosa, sim, mas sua aplicação eficaz depende diretamente da sensibilidade humana.

Grandes marcas revelaram como vêm integrando a IA em seus processos criativos, reconhecendo que o elemento humano continua sendo insubstituível. A inteligência artificial acelera processos, aumenta a produtividade, fornece análises avançadas e potencializa ideias, porém jamais substituirá plenamente o julgamento crítico, o olhar do profissional e a capacidade de compreender contextos sociais e emocionais específicos.

Além disso, destacou-se a importância da curadoria humana para garantir pertinência e evitar erros graves de interpretação e contexto. Afinal, a comunicação eficaz é feita não apenas de dados, mas também de empatia, emoção e conexão genuína.

Assim, o SXSW 2025 deixou clara a sinergia ideal entre tecnologia e criatividade humana: a IA não substituirá profissionais de comunicação e marketing, mas será - e já é - sua grande aliada, ampliando suas capacidades sem nunca substituir sua essência.

Alberto Maurício Danon

VIP Alberto Maurício Danon

Jornalista e diretor da ADCom Comunicação Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca