Migalhas de Peso

Entenda a origem e os benefícios do INSS

Entenda a origem do INSS e conheça os principais benefícios previdenciários garantidos aos segurados, como aposentadoria, pensão e auxílio-doença.

14/5/2025

Muitos se perguntam a respeito dos benefícios oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em razão disso abordaremos nesse artigo os principais para esclarecer essa dúvida, bem como a origem e constituição da entidade.

O INSS - Instituto Nacional do Seguro Social foi criado por meio do decreto 99.350, a partir da unificação das duas instituições existentes à época, IAPAS - Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social e o INPS – Instituto Nacional da Previdência Social, constituindo uma autarquia vinculada ao MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social.

Ao INSS compete, basicamente, reconhecer o direito e viabilizar o acesso da população brasileira aos benefícios e serviços de previdência social, tais como aposentadoria, pensão e salário-maternidade, dentre outros.

O art. 201 da Constituição Federal trata do Regime Geral da Previdência Social, que tem caráter contributivo e filiação obrigatória, pauta toda a atuação do INSS, que segue as diretrizes do Ministério da Previdência Social.

Como os benefícios oferecidos e garantidos pelo Instituto são muitos, abordaremos a seguir apenas os mais conhecidos:

Outros benefícios previdenciários podem ser encontrados no endereço Instituto Nacional do Seguro Social1.

Conclui-se que, o INSS caracteriza-se, portanto, como uma autarquia federal prestadora de serviços de previdenciários para a sociedade brasileira e vinculada ao Ministério da Previdência Social.

_________

https://www.gov.br/pt-br/orgaos/instituto-nacional-do-seguro-social?b_start:int=60

Glauco Leal Nogueira
Sócio do escritório Leal Nogueira Advogados. Formado pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pós Graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito - EPD. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025