Migalhas Quentes

Rio+20 deve ter texto finalizado nesta segunda-feira

Proposta é que o documento seja conciso e exclua polêmicas.

18/6/2012

O documento final da Rio+20, que dispõe sobre questões de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, deve ser finalizado nesta segunda-feira pelas 193 delegações presentes na conferência. Em rascunho prévio, foram excluídos assuntos polêmicos e mantidas as recomendações gerais sobre o desenvolvimento sustentável com inclusão social e erradicação da pobreza e da fome.

Nas sessões de trabalho, programadas para ocorrer entre as 10 e 22h desta segunda-feira, os representantes dos países esperam excluir as propostas conflitantes e manter recomendações gerais, conforme moldes de rascunho fechado no último sábado.

De acordo com a Agência Brasil, a busca dos envolvidos é pela elaboração de texto conciso, preciso, claro e abrangente. De acordo com o secretário executivo da Rio+20, Luiz Alberto Figueiredo Machado, não existe a hipótese de que um documento sem conclusões seja entregue no próximo dia 20. Ele afirmou haver apelos de várias delegações para que um texto negociado chegue às mãos dos líderes para que discutam os assuntos de forma ampla.

Na discussão, ainda há divergências sobre as questões envolvendo definições de recursos, metas específicas, o conceito de economia verde e a transformação do Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em organismo autônomo, além de indefinições referentes à proteção dos oceanos.

Liderados pelos EUA, Canadá, Austrália e Japão, os países desenvolvidos alegam dificuldades internas, além da crise econômica internacional, para assumir responsabilidades pontuais com o repasse de recursos. A proposta de criação de um fundo de US$ 30 bilhões para garantir a execução de propostas relativas ao desenvolvimento sustentável foi retirada da discussão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Museu da Justiça do TJ/RJ promove exposição integrada à Rio+20

17/6/2012
Migalhas Quentes

Começam palestras da JT na Rio+20

15/6/2012
Migalhas Quentes

Poder Judiciário marca presença na Rio+20

14/6/2012

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025