Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "As Nulidades no Processo Penal"

Veja quem ganhou o livro "As Nulidades no Processo Penal".

15/2/2013

Quais os limites da atuação do judiciário no Processo Penal brasileiro ? O que representam hoje as nulidades no Processo Penal ? Qual a origem e o desenvolvimento da ideia de invalidade pelo CPP ? Todos estes tópicos são trabalhados pelo advogado Leonardo Costa de Paula, do escritório Gamil Föppel Advogados Associados, em seu livro "As Nulidades no Processo Penal - Sua Compreensão por meio da Afirmação do Direito como Controle ao Poder de Punir" (Juruá – 179p.).

A abordagem está centrada na desvinculação da tradicional forma de punir para uma forma mais racional de processo, em que o Estado siga seus próprios ditames legais na aplicação da sanção penal.

investigação fixou-se em pesquisas na legislação nacional, partindo da Constituição da República, do Código de Processo Penal e da doutrina brasileira, com breve notícia de trabalhos de autores estrangeiros (principalmente Argentina e Itália) que analisaram as formas dos atos processuais, do processo e da nulidade segundo as perspectivas kelseniana e do Garantismo Penal.

No desenvolvimento do tema partiu-se do pressuposto de que a nulidade no processo penal sustenta-se na impropriedade do agir estatal, que historicamente tende à arbitrariedade. Decorre daí o imperioso cuidado dedicado aos fundamentos das garantias constitucionais e aos princípios do Estado Democrático de Direito na análise da efetividade do processo penal.

O contexto histórico também foi tecido pelo autor em seus aspectos procedimentais penais, que oferece ao público leitor reflexão e informação de tema controverso e fundamental para a concretização dos direitos fundamentais.


Sobre o autor :

Leonardo Costa de Paula é advogado do escritório Gamil Föppel Advogados Associados. Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Direito e Processo Penal e em docência do Ensino Superior e bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Professor de Introdução ao Direito e de Direito Processual Penal e coordenador do Núcleo de Iniciação Científica da mesma universidade. Coordenador adjunto da pós-graduação Processo Penal e Garantias Fundamentais da ABDConst. Coordenador regional do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP) no RJ.

__________

Ganhadora :

Jennefer Mafra Mendes Coelho, advogada em Ipatinga/MG

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025