Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Mutação Constitucional"

Veja quem ganhou o livro "Mutação Constitucional".

5/4/2013

O livro "Mutação Constitucional" (Lumen Juris – 264p.), de Adriano Sant'Ana Pedra, analisa com profundidade o fenômeno das alterações informais da Constituição, que ocorrem em razão das mudanças da sociedade.

A mutação constitucional consiste em um processo de alteração do significado das normas constitucionais, sem mudança alguma em seu texto normativo, e isso ocorre de maneira espontânea e sem previsão na Constituição.

Embora a mutação seja recorrente nas Constituições, trata-se de um tormentoso tema ainda pouco enfrentado pela literatura jurídica, o que torna ainda mais relevante o estudo aqui desenvolvido, especialmente no que concerne aos parâmetros dentro dos quais as mutações constitucionais devem ocorrer.

O estudo é feito com base na teoria da concretização constitucional. A fim de se emancipar de uma hermenêutica tradicional, são adotadas nesta obra algumas das proposições da metódica estruturante, que toma o ordenamento constitucional como um sistema normativo aberto, o que permite atender as demandas da sociedade contemporânea, que tem como características a diferenciação social e o pluralismo político.

A análise das mutações constitucionais é feita levando-se em consideração principalmente o ordenamento constitucional brasileiro, mas sem perder de vista o que ocorre em outros países.

Sobre o autor :

Adriano Sant'Ana Pedra é doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, mestre em Física Quântica, especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional de Direitos pela Università degli Studi di Pisa. Especialista em Economia e Direito do Consumo pela Universidad de Castilla-La Mancha. Professor do curso de Direito da Faculdade de Direito de Vitória – FDV e do seu programa de pós-graduação stricto sensu em Direitos e Garantias Fundamentais, professor da Escola da Magistratura do Espírito Santo – EMES, membro da Associação Internacional de Direito Constitucional, Procurador Federal.

__________

Ganhadora :

Isabela Lobuio Lisboa, assistente jurídico MP/SP, de São Paulo

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024