Migalhas Quentes

CSN é proibida de ter assento no Conselho de Administração da Usiminas

Decisão monocrática é do desembargador Jirair Aram Meguerian.

16/6/2016

O desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, do TRF da 1ª região, acolheu pedido da Usiminas para restabelecer decisão por meio da qual foi autorizada, até apreciação do pedido de tutela de urgência na origem, o funcionamento do Conselho de Administração da USIMINAS com 9 membros (excluindo os 2 membros eleitos pela CSN).

Há dois meses, tendo como pano de fundo o imbróglio político-jurídico que o país atravessa, o Cade, a partir de decisão do presidente do órgão, Vinícius Marques de Carvalho, ad referendum do colegiado, deu à CSN a sonhada possibilidade de indicar nomes aos conselhos de administração e fiscal da Usiminas. Isso após a CSN ter abocanhado 10,01% das ações ordinárias e 5,25% das ações preferenciais da concorrente. Entenda o imbróglio.

O desembargador Federal Kássio Marques assegurou “a imediata, regular e irrestrita retomada da participação dos Conselheiros Independentes nas reuniões do Conselho de Administração da USIMINAS”.

Contra essa decisão, o desembargador Jirair apontou que “o eminente Desembargador Federal, ao apreciar o pedido de reconsideração formulado pela CSN e com ele concordar, apenas poderia ter revogado a decisão de minha lavra a fim de que fossem mantidos os efeitos do ato decisório de primeiro grau agravado, que, por sua vez, suspendeu, cautelarmente, toda e qualquer reunião do Conselho de Administração da USIMINAS enquanto não apreciado o pedido de tutela de urgência”.

Segundo Jirair, ao assim proceder, teria ocorrido reformatio in pejus, não havendo que se falar em decisão do eminente Desembargador Federal com fulcro no poder geral de cautela, conforme alega a CSN, que apenas tem lugar quando se objetiva resguardar o resultado prático de decisão nos próprios autos.

E, dessa forma, restabeleceu decisão que autorizou o funcionamento do Conselho de Administração da USIMINAS com 9 membros (excluindo os 2 membros eleitos pela CSN).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Indicação pela CSN de membros para conselho de administração da Usiminas gera impasse

14/6/2016

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025