Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da Obra "Criônica"

3/7/2006


Sorteio de Obra


Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de dois exemplares do livro "Criônica" (editora Edições Inteligentes, 374 p.), escrito e gentilmente oferecido por Pinheiro Rodrigues.


O livro que o leitor tem em mãos aborda o polêmico tema do congelamento de pessoas – "Cryonics", em inglês portadoras de moléstias incuráveis que não se resignam a aceitar, passivamente, a ditadura da morte – por vezes lamentavelmente precoce.

Constatada a impossibilidade da cura, diante das limitações atuais da ciência médica, os rebeldes apostam, corajosamente, com posterior retorno à vida, após algumas décadas. Se a célula sexual já pode ser preservada no frio, gerando anos depois, mamíferos normais, por que isso não seria alcançável futuramente com corpos humanos? Para isso, depositam esperança também nas células-tronco e, notadamente, nos quase inacreditáveis recursos da Nanotecnologia – tema bastante debatido no livro.


Um eventual "retorno" à vida, com ou sem aspas, apresenta problemas que podem interessar àqueles leitores com gosto por enredos relacionados com julgamentos <_st13a_personname w:st="on" productid="em tribunais. Um">em tribunais. Um exemplo: quando em "suspensão criogênica", isto é, congelado, ocorre contra o "provável falecido" a prescrição criminal? É um tema que preocupa o personagem principal de nossa história, um banqueiro condenado por homicídio e remessa legal de moeda para o exterior. Além de pretender livrar-se, no futuro, do mal incurável que o aniquila, e sendo um extremado admirador do sexo feminino, não lhe é desagradável a idéia da remoção, no futuro, dos poucos genes responsáveis pelo envelhecimento. Ele quer recuperar parte da mocidade e dos anos perdidos no cárcere.


Trata-se de um livro não só interessante – pelo enredo -, como também pela carga de informações. Outras formas relacionáveis de "imortalidade" são discutidas no projeto de se congelar, tais como a imortalidade espiritual e a literária.

________________

Ganhadores:

 

Rachel Moraes Castro, de Joinville/SC 
Juvenal Campos, de Campo Grande/MS

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025