Migalhas Quentes

Distribuição de processos no STF será automática

X

5/7/2006

 

STF

 

Distribuição de processos no STF será automática

 

Em sessão administrativa na última sexta-feira (30/6), os ministros do STF deliberaram que no mês de julho será implantada a distribuição automática de processos com o objetivo de agilizar os trabalhos. A Presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, informou que o Tribunal tem um “passivo de processos não autuados e não distribuídos muito significativo”.

 

A distribuição automática vai permitir que o próprio sistema informatizado, que hoje depende de acionamento por senha pessoal da Presidente da Corte, seja feito de forma automatizada, quando, em um determinado horário do dia, o programa de informática processará todas as rotinas necessárias à distribuição dos processos.

 

O secretário de Tecnologia da Informação, Paulo Pinto, explicou que a autuação dos processos continuará seguindo os mesmos critérios para posterior distribuição. A diferença é que, na distribuição, não mais será necessária a intervenção humana para se dar início à rotina. Paulo explicou ainda que o sistema já processa estatisticamente as ações distribuídas ordinariamente para que nenhum dos onze ministros do Supremo fique sobrecarregado com maior volume de análise das demandas judiciais.

 

O horário do protocolo e autuação vai obedecer ao mesmo adotado nos meses de funcionamento normal da Corte. Assim, o protocolo da Corte, responsável pelo recebimento das petições iniciais e recursos em processos em andamento, vai funcionar das 11h às 19h, ininterruptamente. Já os processos com pedido de liminar, que derem entrada em julho, serão distribuídos até que o último pedido feito no dia seja destinado ao relator.

 

Convênio com o TRF da 2ª Região

 

Outra decisão do Pleno Administrativo foi a cessão do mobiliário histórico, pertencente ao acervo da antiga sede do STF, na cidade do RJ, para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ). Os móveis se encontram hoje no 2º andar do Edifício Sede, onde se localiza o museu do Supremo Tribunal Federal.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024