Migalhas Quentes

CARF aprova 21 novas súmulas

Receita Federal encaminhou propostas de novas súmulas a fim de contribuir para a redução dos litígios tributários administrativos e judiciais.

6/9/2018

Nesta semana, 21 novas súmulas foram aprovadas durante a reunião do pleno e das turmas da Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF, em que se procedeu à análise e à votação das propostas de edição, revisão e cancelamento de súmulas. Após a deliberação, foram aprovados 21 novos enunciados, revisadas 9 súmulas existentes, e cancelada a súmula 98/13.

As súmulas do CARF são de observância obrigatória pelos membros dos colegiados do Órgão. Ademais, há, no regimento do Conselho vários dispositivos que aceleram a solução de litígios quando a matéria discutida é objeto de súmula.

As edições estão em consonância com o objetivo estratégico da Receita Federal de reduzir litígios, com ênfase na prevenção. Nesse sentido, a Receita Federal participou ativamente do projeto do CARF de edição e revisão das súmulas, por meio do encaminhamento de propostas de novas súmulas e de revisão das existentes, e de análise das propostas apresentadas pelos conselheiros, pela PGFN e confederações representativas de categorias econômicas.

As novas súmulas e as revisões aprovadas entrarão em vigor na data de sua publicação no DOU, quando o CARF passará a contar com 126 súmulas, das quais 75 possuem efeito vinculante para toda a administração tributária por terem sido aprovadas por ato do Ministro da Fazenda.

Veja a íntegra das novas súmulas.

Informações: CARF

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Justiça cancela julgamentos do CARF vencidos pela Fazenda por voto de qualidade

12/9/2016
Migalhas de Peso

Súmula vinculante e sua necessária observação pela administração - estudo de caso – Carf

29/5/2014
Migalhas Quentes

Quatro novas súmulas são editadas pelo TRT da 2ª Região

4/4/2014
Migalhas de Peso

CARF aprova 10 novas súmulas

2/1/2014
Migalhas de Peso

Novas regras para os processos tributários no CARF

25/1/2011

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025