Migalhas Quentes

TJ/RS: Indevida cobrança de direitos autorais por músicas executadas em academia

X

6/9/2006


Reprodução ocasional

 

TJ/RS: Indevida cobrança de direitos autorais por músicas executadas em academia

 

A mera referência à reprodução ocasional de músicas de compositor nacional não pode dar amparo à cobrança de direitos autorais. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do TJ/RS, de forma unânime, manteve decisão da Comarca de Pelotas e negou provimento ao pedido de direitos autorais contra academia de ginástica.

 

Conforme o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, autor da ação, a participação nos direitos autorais não depende da freqüência com que a academia usa as músicas, mas sim, de quantas vezes elas são executadas no país.

 

A proprietária da academia explicou que possui um contrato firmado com Franqueadora Body Sistems S/C Ltda, que envia ao estabelecimento CDs gravados com diversos tipos de músicas em inglês.

 

O relator do recurso, desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana, constatou que a prova pericial foi ambígua ao referir a reprodução apenas de músicas estrangeiras em CDs regularizados e, após, referir a execução ocasional de obras de autores nacionais.

 

Segundo o magistrado, “a mera referência à reprodução eventual de alguma música de autores nacionais não pode dar amparo à cobrança dos direitos autorais”.

 

Os desembargadores Luiz Ary Vessini de Lima e Paulo Roberto Lessa Franz acompanharam o voto do relator. O julgamento ocorreu no dia 3/8. Para ter acesso a íntegra do acórdão clique aqui.

 

Proc. 70014252076

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025