Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O pedido de falência pelo fisco"

De forma criativa e inovadora, a obra livro revela o dilema que não se resolve no plano legislativo e que, portanto, está sujeito a solução que tenha como relevante a perspectiva dos elementos do caso.

22/11/2023

O livro "O pedido de falência pelo fisco" (Lumen Juris - 172p.), de autoria de Mara Denise Poffo Wilhem, enfatiza o conflito que deve ser enfrentado entre o pedido de falência da empresa em recuperação e os direitos fundamentais.

A obra apresenta conteúdo atualizado referente ao tema.(Imagem: Divulgação)

De forma criativa e inovadora, a obra livro revela o dilema que não se resolve no plano legislativo e que, portanto, está sujeito a solução que tenha como relevante a perspectiva dos elementos do caso.

A ênfase levada a efeito pelo livro revela os limites do positivismo jurídico em face dos desdobramentos de crises econômicas, decorrente da atual configuração da econômica capitalista, com repercussão cada vez mais intensa na atividade empresarial; ao mesmo tempo, permite a abertura para uma compreensão pós-positivista dos fundamentos do direito.

De fato, parece inescapável que a exigência de regularidade fiscal, para o efeito de acesso aos benefícios da recuperação judicial, tenha que confrontar-se, em uma perspectiva argumentativa, com as finalidades inerentes aos direitos fundamentais, de certo modo em linha com as premissas fixadas por Manuel Atienza, entre elas aquelas atreladas a estrutura da ordem econômica constitucional e o princípio de preservação da empresa.

Sobre a autora:

Mara Denise Poffo Wilhem é advogada, contadora e administradora judicial.

-----

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025