Migalhas Quentes

TJ/GO homenageia criminalista Wanderley de Medeiros

Wanderley de Medeiros, pai do advogado criminalista Pedro Paulo de Medeiros, presidiu a OAB/GO na década de 1980 e foi conselheiro federal da instituição.

9/9/2024
Publicidade
Expandir publicidade

O TJ/GO homenageou o criminalista Wanderley de Medeiros, que faleceu em 2006, na última sexta-feira, 6/9. Ele presidiu a Seção de Goiás da OAB (OAB/GO) na década de 1980 e foi conselheiro federal da instituição.

O plenário principal do Tribunal do Júri foi nomeado em memória de Wanderley de Medeiros, em reconhecimento ao seu legado de dedicação à advocacia e à defesa da democracia. A convite do presidente do TJ/GO, Carlos Alberto França, o advogado criminal Pedro Paulo de Medeiros (Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal), também ex-conselheiro federal da OAB, filho do homenageado, participou do descerramento da placa.

Pedro Paulo de Medeiros, sócio do escritório Pedro Paulo de Medeiros Advocacia Criminal, participou da homenagem dedicada ao pai, Wanderley de Medeiros.(Imagem: Divulgação )

"É o reconhecimento a uma trajetória marcada pela defesa incansável da justiça, dos direitos humanos e dos mais vulneráveis. Meu pai, Wanderley de Medeiros, foi presidente da OAB no período em que o Brasil vivia sob a sombra do regime militar. Ele foi um dos que ousaram levantar a voz contra as injustiças da época, posicionando-se corajosamente em defesa da redemocratização do país", relata Pedro Paulo.

Ele lembra que o pai foi pioneiro no estudo do Direito Processual Penal em uma época em que a área não proporcionava retorno financeiro. "Naquele tempo, era uma área destinada quase que exclusivamente à defesa de pobres e marginalizados", destaca. Para Pedro Paulo, o resgate da memória da trajetória de Wanderley deve "guiar e iluminar o caminho daqueles que acreditam que a advocacia é, antes de tudo, uma missão em benefício dos que mais precisam".

O plenário principal do Tribunal do Júri de Goiás foi nomeado em memória de Wanderley de Medeiros, que presidiu a OAB/GO e foi conselheiro federal da instituição.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos