Migalhas Quentes

Rita Cortez é empossada como Conselheira Federal da OAB

A advogada trabalhista representará a seccional do Rio de Janeiro, no triênio 2025-2028.

5/2/2025

A advogada Rita Cortez, sócia-fundadora do AJS - Cortez & Advogados Associados, tomou posse como Conselheira Federal da OAB, representando a seccional do Estado do Rio de Janeiro, no triênio 2025-2028. Ela, que já foi por dois mandatos presidente do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, lançou sua candidatura para voltar ao cargo.

A cerimônia de posse no Conselho Federal aconteceu no último sábado, dia 1º/2, no STJ, em Brasília. O presidente Beto Simonetti, reeleito para presidir a OAB Nacional, deu início a um novo ciclo com a posse das conselheiras e conselheiros federais eleitos de todo o país.

Representando o Rio de Janeiro, além de Rita Cortez, foram empossados os titulares Juliana Hoppner Bumachar Schmidt e Paulo Cesar Salomão Filho e suplentes Anderson Prezia Franco, Fernanda Lara Tórtima e Mattheus Reis e Montenegro.

Rita Cortez toma posse como Conselheira Federal da OAB.(Imagem: Divulgação)

Rita Cortez ressaltou a importância de dar continuidade à luta incansável por direito e valorização das mulheres advogadas. "Para intensificar a defesa do exercício profissional e da advocacia, tomo posse no Conselho Federal", afirmou Rita.

Atualmente, Rita Cortez preside a Academia Carioca de Direito, a Comissão dos Direitos da Mulher do IAB e é membro da Academia Brasileira de Direito. A advogada foi a segunda mulher a presidir o IAB, instituição jurídica mais antiga das Américas, que realizará eleição para escolha da nova direção no dia 17/3.

Rita é a única mulher condecorada com a medalha Raimundo Faoro, comenda que homenageia os advogados que se destacam pelos bons serviços à advocacia e à sociedade.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025