Migalhas Quentes

GenAI avança nos serviços jurídicos e contábeis e muda o jogo

Profissionais aumentam a adoção universalmente, com o setor tributário apresentando os ganhos mais expressivos.

16/4/2025

A Thomson Reuters divulgou nesta quarta, 16, seu relatório sobre IA Generativa em serviços profissionais de 2025. 

A pesquisa indica que os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico, no qual a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. Proporções substanciais dos entrevistados preveem que a GenAI se tornará central em seus fluxos de trabalho, de modo que as organizações enfrentam questões urgentes sobre políticas, treinamento, comunicação com clientes e modelos de negócios.

A pesquisa abrangente entrevistou quase 1.800 profissionais globais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, fornecendo insights cruciais sobre a adoção e a percepção da IA. Os resultados indicam que profissionais de todos os setores reconhecem, cada vez mais, o potencial da GenAI, com o sentimento positivo aumentando 11% em comparação ao ano passado. Essa crescente confiança se reflete nas taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou, de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.

À medida que os profissionais adotam cada vez mais a GenAI, a necessidade de soluções confiáveis e precisas torna-se ainda mais relevante. A Thomson Reuters oferece perspectivas sobre como essas descobertas impactam clientes em diferentes setores profissionais, à medida que navegam pelo crescente papel da IA na otimização de operações, na melhoria da precisão e no fomento à inovação.

Principais descobertas para profissionais corporativos:

Laura Clayton McDonnell, presidente do segmento de corporações:

“A GenAI está transformando os negócios, quebrando barreiras e eliminando a sobrecarga de informações. É uma ferramenta essencial para aumentar a eficiência e a tomada de decisões. Com a adoção da GenAI nos departamentos tributários corporativos chegando a 75% — um aumento de 20% em um ano —, os líderes corporativos agora podem tomar decisões mais oportunas e bem-informadas ao avaliar a expansão global, fusões e aquisições, e o impacto de mudanças tarifárias.

Além disso, nos setores jurídico e de risco, a GenAI é cada vez mais vista como uma aliada, agilizando tarefas com uso intensivo de documentos e aprimorando a tomada de decisões. A Thomson Reuters tem orgulho de apoiar nossos clientes com tecnologia de IA orientada a conteúdo, capacitando-os como consultores estratégicos e catalisadores da transformação dos negócios.”

IA nos serviços profissionais (Imagem: Freepik)

Principais descobertas para profissionais da área tributária:

Elizabeth Beastrom, presidente do segmento de tax & accounting professionals:

“O que estamos testemunhando é uma transformação na forma como os profissionais de impostos, auditoria e contabilidade veem a tecnologia de IA. Esse aumento na adoção posiciona a profissão contábil como um dos setores com crescimento mais rápido na aceitação da GenAI entre os serviços profissionais.

Os dados mostram claramente que o ceticismo inicial está rapidamente dando lugar ao reconhecimento do potencial da GenAI para aumentar a produtividade e a prestação de serviços ao cliente. Escritórios que não estão fazendo o melhor uso da GenAI em seus trabalhos contábeis e tributários correm o risco de ficar para trás em termos de eficiência.”

Principais descobertas para profissionais jurídicos:

Raghu Ramanathan, presidente do segmento de legal professionals:

“É incrível a rapidez com que os profissionais jurídicos passaram do ceticismo para a adoção estratégica da GenAI, e estamos testemunhando isso em primeira mão por meio do uso de nossas soluções de IA.

O setor jurídico está adotando a GenAI não como uma ameaça, mas como uma aliada — e não se trata de substituir a expertise jurídica, mas de aprimorá-la.

Estamos auxiliando escritórios de advocacia no início de uma transformação fundamental na forma como o trabalho jurídico é realizado. Os escritórios que desenvolverem estruturas de governança criteriosas obterão uma vantagem competitiva.

O desafio não é tecnológico, mas organizacional — como integrar essas ferramentas poderosas e, ao mesmo tempo, abordar questões éticas legítimas e exclusivas da prática jurídica. Os escritórios que encontrarem esse equilíbrio definirão a próxima era da prestação de serviços jurídicos.”

Principais conclusões:


Clique aqui e acesse o relatório completo

Saiba mais, clique aqui!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025