Migalhas Quentes

STF: Dino destaca que fake news podem ser meio para executar crimes

Ministro alertou que potencial de mentiras não deve ser minimizado.

6/5/2025

Nesta terça-feira, 6, durante sessão da 1ª turma do STF, ministro Flávio Dino destacou aspecto que considera fundamental e inovador no julgamento do Núcleo 4 acusado de tentativa de golpe de Estado: a consideração da gravidade das fake news como meio de execução de crimes.

429718

Dino ressaltou que além da tradicional análise jurídica sobre a ocorrência de violência ou grave ameaça — critérios clássicos para a tipificação penal — o julgamento avança ao incluir o nível de danosidade e lesividade dos meios empregados para cometer crimes. Nesse contexto, S. Exa. aponta que as fake news não devem ser minimizadas ou tratadas como elementos secundários.

"Apenas uma breve observação sobre isso que Vossa Excelência acabou de mencionar quanto ao grau de danosidade ou de lesividade que emerge dos meios empregados. E esse debate talvez seja um dos mais importantes e inovadores desse julgamento", afirmou o ministro.

Dino reforçou que o uso de notícias falsas, muitas vezes desvalorizado na esfera pública, pode configurar meio doloso e eficiente de lesão a bens jurídicos relevantes, como a ordem democrática, a honra ou a segurança institucional. Assim, o julgamento sinaliza para uma releitura contemporânea da execução delitiva, adaptada aos tempos digitais.

"Há o debate sobre a natureza das fake news como caminho de execução de um crime. Porque às vezes há uma ideia de minimização", criticou Dino, chamando atenção para a necessidade de encarar com seriedade o papel dessas práticas.

Veja o momento:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

"Mentira virou commodity para comprar antidemocracia", diz Cármen Lúcia

6/5/2025
Migalhas Quentes

Ausência em 8/1 não livra de acusação por tentativa de golpe, diz Moraes

6/5/2025
Migalhas Quentes

"Aqui há dissenso, não discórdia": Fux nega atrito com Moraes

6/5/2025
Migalhas Quentes

Moraes diz que imprensa tenta transformar STF em "revista Caras"

6/5/2025
Migalhas Quentes

1ª turma do STF nega preliminares do Núcleo 4 da trama golpista

6/5/2025

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025