Migalhas Quentes

Temer: Casos do 8/1 devem ser tratados pelo STF, não pelo Congresso

Segundo o ex-presidente, o ideal seria o STF aplicar uma nova dosimetria das penas para reavaliar os casos individualmente.

1/7/2025

O ex-presidente Michel Temer afirmou ao Migalhas que a situação dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 deve ser tratada pelo STF, e não pelo Congresso Nacional. Para ele, uma eventual iniciativa legislativa sobre o tema poderia gerar conflito institucional.

"O mais razoável é que o próprio Supremo Tribunal Federal resolva essa questão, porque se houver uma anistia pelo Congresso, é claro que cria sempre uma possível conflitância com o Supremo", declarou.

Temer ressaltou que o ordenamento jurídico já prevê mecanismos para revisão de penas, como a possibilidade de progressão após o cumprimento de parte da sanção e com bom comportamento. "Quando se cumpre o sexto da pena é possível a liberação e faz-se o bom comportamento", disse, observando que “muitos já estão nessa situação”.

Ele sugeriu que o Supremo poderia reavaliar individualmente as penas aplicadas, por meio de uma nova dosimetria. “O ideal dos ideais seria encontrar meios e fórmulas de que o Supremo fizesse uma nova chamada dosimetria da pena e, com isso, se resolve, se extingue essa questão que, de alguma maneira, atormenta o país”, concluiu.

O evento

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, acontece em Coimbra, Portugal, o Seminário de Verão. Com o tema “Descortinando o Futuro: 30 Anos de Debates Jurídicos”, o evento reúne autoridades e acadêmicos do universo jurídico e de diversas outras áreas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

"Se invadissem sua casa, você pediria anistia?", provoca Moraes no STF

22/4/2025
Migalhas Quentes

Anistias no Brasil demoraram, em média, 2 anos para serem concedidas

2/4/2025
Migalhas Quentes

Réu no STF, Bolsonaro nega golpe, ataca Moraes e defende anistia

27/3/2025
Migalhas Quentes

Anistia na Constituição: Veja histórico do instituto no Brasil

25/3/2025

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025