Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Cadernos de Literatura Brasileira – Euclides da Cunha"

2/7/2009


Sorteio de obra

Hoje Migalhas realiza um sorteio euclidiano. Em agosto comemora-se os 100 anos da morte do incrível autor de "Os Sertões". Em meio a tantas homenagens ao escritor Euclides da Cunha, o IMS - Instituto Moreira Sales vai presentear um migalheiro com um exemplar da monumental obra "Cadernos de Literatura Brasileira - Euclides da Cunha", edição comemorativa ao autor "Os Sertões".

Sobre a obra :

Número comemorativo à passagem do centenário de Os sertões (1902). Estruturada de modo a evocar a obra mais famosa de Euclides da Cunha, esta edição dos Cadernos divide-se em três grandes segmentos – "O homem", "A terra" e "A obra". "O homem" compõe-se da "Memória Seletiva", entregue a Roberto Ventura, que, havia dez anos, preparava uma biografia de Euclides quando sofreu, em agosto, um acidente fatal. "A terra" corresponde à "Geografia Pessoal", seção que ganha formato diferente neste número: ao lado do sempre presente ensaio fotográfico – no qual Edu Simões explora a paisagem retratada em prosa por Euclides da Cunha –, o leitor encontra uma reportagem de fôlego assinada por Roberto Pompeu de Toledo. "A obra" é a parte de maior extensão. Ela inclui as seções "Confluências" (de depoimentos, assinados por Celso Furtado, João Ubaldo Ribeiro, Leopoldo Bernucci e José Celso Martinez Corrêa); "Inéditos/Manuscritos" (que reúne cinco poemas); "Ensaios" (com textos assinados por Walnice Nogueira Galvão, Francisco Foot Hardman e Milton Hatoum, entre outros); "Mesa-redonda"; "Perfis" e "Guia". A edição especial dos Cadernos traz ainda dois encartes. Em "O fim da guerra do fim do mundo", o leitor encontra o fac-símile do ofício enviado pelo general Artur Oscar, comandante da 4ª Expedição, ao ministro da Guerra, marechal Carlos Machado de Bittencourt, em que relata o assalto final ao povoado do Conselheiro; "Passeio dentro de Canudos" apresenta um mapa, preparado pelo fotógrafo e pesquisador Claude Santos, contendo as possíveis caminhadas de Euclides da Cunha pela região.

_____________

Leia mais

  • 25/6/09 - Legislativo e Judiciário em Canudos - clique aqui.

  • 24/6/09 - O curioso caso do vaqueiro - clique aqui.

  • 23/6/09 - Antônio, conselheiro jurídico - clique aqui.

  • 22/6/09 - O olhar econômico de Euclides da Cunha - clique aqui.

  • 19/6/09 - O olhar geográfico e social de Euclides da Cunha - clique aqui.

  • 18/6/09 - Euclides da Cunha às voltas com o Direito - clique aqui.

  • 18/6/09 - Euclides da Cunha nas Arcadas - Íntegra da conferência "Castro Alves e seu tempo", proferida em 2/12/1907 - clique aqui.

  • _______________

     Ganhador :

    Alberto Camiña Moreira, promotor de Justiça, de São Paulo/SP


    ______________

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

    2/12/2025

    Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

    2/12/2025

    Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

    2/12/2025

    Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

    2/12/2025

    Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

    2/12/2025

    Artigos Mais Lidos

    Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

    3/12/2025

    Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

    3/12/2025

    Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

    3/12/2025

    Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

    3/12/2025

    ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

    2/12/2025