Migalhas Quentes

Em exame, projeto do Senado que regulamenta leilão de veículos abandonados

Na reunião da CCJ de ontem, 30/9, podia ser apreciado o PLS 149/09 que define ordem de prioridade para a destinação dos recursos obtidos com a alienação dos veículos apreendidos pelos órgãos executivos de trânsito e não reclamados por seus proprietários. Pelo texto (PLS 149/09), da senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), as despesas feitas pelos órgãos responsáveis pelo leilão, a remoção e a guarda dos veículos devem ter precedência sobre os tributos.

30/9/2009


Leilão

Em exame, projeto do Senado que regulamenta leilão de veículos abandonados

Na reunião da CCJ de ontem, 30/9, foi apreciado o PLS 149/09 que define ordem de prioridade para a destinação dos recursos obtidos com a alienação dos veículos apreendidos pelos órgãos executivos de trânsito e não reclamados por seus proprietários. Pelo texto (PLS 149/09), da senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), as despesas feitas pelos órgãos responsáveis pelo leilão, a remoção e a guarda dos veículos devem ter precedência sobre os tributos.

Marisa Serrano argumenta que os órgãos de trânsito são desencorajados a executar as ações de leilão, remoção e estada dos veículos diante da perspectiva do não-ressarcimento das despesas decorrentes dessas atribuições. Isso porque os recursos arrecadados são, muitas vezes, insuficientes para a quitação de todas as dívidas. O projeto também prevê que, se o valor arrecadado for insuficiente para cobrir os demais débitos, esses devem ser desvinculados do prontuário do veículo, que será entregue livre de ônus a quem o tiver arrematado no leilão.

O relator na CCJ, senador Aloizio Mercadante (PT/SP), apresentou voto favorável à matéria, com uma emenda estabelecendo que o proprietário seja previamente comunicado sobre a alienação do veículo, conforme procedimento definido pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran. A matéria receberá decisão terminativa na CCJ.

_______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Idoso será ressarcido após plano negar custeio de cirurgia robótica

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024