segunda-feira, 15 de abril de 2024

MIGALHEIRO VIP

  1. Home >
  2. Migalheiro VIP >
  3. Thiago da Cunha Brito
result.title

Thiago da Cunha Brito

Migalheiro desde abril/2023.

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Advogado. Mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento(IDP). LLM Direito Penal Econômico (IDP). Graduado em Direito (IDP).

Migalhas de Peso A necessidade de demonstração da ausência de boa-fé nos processos de contas
terça-feira, 9 de abril de 2024

A necessidade de demonstração da ausência de boa-fé nos processos de contas

A prestação de contas se aproxima da ideia de boa-fé objetiva, em decorrência da autêntica expectativa da sociedade em relação ao comportamento dos agentes públicos, que demanda a observância do dever de proteção da coisa pública, de esclarecimento dos atos de gestão praticados e de lealdade para com a coletividade.
Migalhas de Peso A declaração de inidoneidade pelo Tribunal de Contas e os efeitos criminais da contratação inidônea
quinta-feira, 4 de abril de 2024

A declaração de inidoneidade pelo Tribunal de Contas e os efeitos criminais da contratação inidônea

A sanção de declaração de inidoneidade objetiva concretizar o princípio da moralidade administrativa no âmbito dos processos licitatórios e das contratações públicas, buscando impedir a oferta de produtos ou serviços para a administração pública por pessoas, físicas ou jurídicas, desonestas, desleais e inescrupulosas.
Migalhas de Peso A prescrição da pretensão ressarcitória nos tribunais de contas segundo o STF
domingo, 31 de março de 2024

A prescrição da pretensão ressarcitória nos tribunais de contas segundo o STF

O impacto da decisão do STF no Tema 899 sobre a prescrição da pretensão de ressarcimento ao erário, destacando as normas aplicáveis nos processos de responsabilização perante o TCU.
Migalhas de Peso A inexistência de inversão do ônus da prova nos processos de tomadas de contas especiais
quarta-feira, 27 de março de 2024

A inexistência de inversão do ônus da prova nos processos de tomadas de contas especiais

Obrigação de prestação de contas visa garantir transparência e eficiência na gestão pública, sem confundir-se com ônus da prova.
Migalhas de Peso Atuação dos cartórios extrajudiciais no combate à lavagem de capitais
segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Atuação dos cartórios extrajudiciais no combate à lavagem de capitais

Em decorrência da capilaridade e do volume de operações realizadas no âmbito dos cartórios extrajudiciais, o setor assume papel relevante no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, sendo de fundamental importância o envolvimento de notários, registradores, oficiais de cumprimento e empregados contratados para maior efetividade da política e dos procedimentos de prevenção à reciclagem de capitais.
Migalhas de Peso A (im)possibilidade de enquadramento do Tribunal de Contas da União como órgão de polícia administrativa
terça-feira, 10 de outubro de 2023

A (im)possibilidade de enquadramento do Tribunal de Contas da União como órgão de polícia administrativa

Ao longo do presente estudo, procurou-se desmistificar a falsa percepção de que o exercício do poder de polícia administrativa se resumiria à existência de competências fiscalizatórias e sancionatórias executadas por determinado órgão ou entidade da Administração Pública.
Migalhas de Peso Mitigando riscos de desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária
segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Mitigando riscos de desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária

Pensamos que a abordagem dos produtores rurais para enfrentar essa difícil realidade perpassa pela implementação de ações em três dimensões distintas: gestão de riscos; implementação de programas efetivos de compliance; e novas propostas legislativas.
Migalhas de Peso A estrutura regulatória do sistema brasileiro de prevenção à lavagem de capitais
quarta-feira, 17 de maio de 2023

A estrutura regulatória do sistema brasileiro de prevenção à lavagem de capitais

Muito embora as normas decorrentes da atividade regulatória desempenhada pelos órgãos competentes sejam essenciais para a harmonia e para a uniformização do sistema de combate à lavagem de capitais no Brasil, é importante que a atividade fiscalizatória desses mesmos órgãos reguladores contribua para o aumento da expectativa de controle dos respectivos setores obrigados, cooperando, assim, para o efetivo desenvolvimento de um cultura de compliance e para uma maior efetividade de todo o sistema de combate à lavagem de capitais no país.
Migalhas de Peso Unidades de inteligência financeira e o combate à lavagem de capitais
terça-feira, 9 de maio de 2023

Unidades de inteligência financeira e o combate à lavagem de capitais

No âmbito do sistema de combate à lavagem de capitais, as informações fornecidas pelas pessoas obrigadas à unidade de inteligência financeira são cruciais para munir os órgãos de persecução criminal de elementos suficientes para dar início a investigações relativas ao cometimento de crime de lavagem de dinheiro, bem como para subsidiar as investigações em curso.
Migalhas de Peso A importância da vigilância privada para um efetivo combate à lavagem de capitais
quarta-feira, 3 de maio de 2023

A importância da vigilância privada para um efetivo combate à lavagem de capitais

A possibilidade de responsabilização administrativa de pessoas obrigadas, em decorrência de eventual descumprimento de deveres de colaboração impostos às entidades privadas pelo diploma legal de combate à lavagem de capitais, pode fomentar o desenvolvimento de uma efetiva política de compliance dos setores obrigados, acarretando maior efetividade ao combate à lavagem de capitais.