sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Vicente Martins Prata Braga
result.title

Vicente Martins Prata Braga

Migalheiro desde janeiro/2008.

Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), advogado, procurador do Estado do Ceará, doutor em Direito. Processual Civil pela USP e pós-doutor em direito público pela UERJ.

Migalhas de Peso
quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Devedores contumazes e o julgamento da ADIn 4.854/RS

STF admite regime diferenciado para devedores contumazes (ADIn 4.854/RS), validando o combate à concorrência desleal e apontando para a necessidade de uniformização Federal.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

A suspensão das sanções do RenovaBio e os limites do Poder Judiciário

Decisão do TRF-3, ao suspender sanções do RenovaBio com efeitos erga omnes, desconsiderou aspectos processuais relevantes, limites jurisdicionais e realidade das políticas climáticas.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 30 de maio de 2025

A advocacia não se divide

A advocacia pública e privada são indivisíveis. Manter a inscrição na OAB é garantir prerrogativas, ética e a força do Estado Democrático de Direito.
Migalhas de Peso
sábado, 21 de outubro de 2023

Considerações sobre a reforma tributária e seus impactos jurídicos na execução fiscal

Com o avanço da proposta de emenda constitucional para a reforma do Sistema Tributário Nacional, as Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal devem discutir e analisar os problemas que irão surgir com a instituição de um imposto único de abrangência nacional.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 12 de maio de 2022

A necessária transformação da cultura do litígio em cultura de paz

Não é somente o benefício da celeridade, da redução quantidade de processos e da economia financeira. É também o exercício e o incentivo a uma cultura de paz.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A improbidade administrativa e o enfraquecimento do Estado Brasileiro

O país precisa de profissionais com autonomia, conhecimento e liberdade para caminhar rumo ao desenvolvimento social e econômico que merecemos.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A reforma tributária e os prejuízos ao setor de serviços - A nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) afetará o ramo dos serviços?

A CBS pode melhorar o ambiente de negócios nacional, desde que o Congresso Nacional efetive algumas melhorias na sua regulamentação e no sistema tributário, fazendo com que a simplificação da tributação sobre o consumo no âmbito federal possa se compatibilizar com a realidade mercadológica desse ramo específico da economia brasileira.