COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. BTG explica: como investir em Debêntures e quais as suas vantagens

BTG explica: como investir em Debêntures e quais as suas vantagens

BTG Pactual

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Atualizado às 08:02

Uma Debênture é um título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. Funciona como um empréstimo feito para que as companhias consigam realizar os seus planos.

Assim, as Debêntures são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo da companhia. Logo, quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela empresa emissora.

Nessa modalidade, o investidor é remunerado por meio de juros, que podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Um ponto de destaque é que essa é uma aplicação com rentabilidade superior a muitos investimentos de renda fixa.

Quer fazer seu dinheiro render mais do que a poupança? É fácil e rápido, quando você escolhe o BTG Pactual digital. Abra agora sua conta.

Como você empresta dinheiro para empresas, elas costumam pagar juros maiores do que instituições financeiras oferecem ao investidor.

As Debêntures são emitidas por Sociedades Anônimas (SA) de capital aberto ou fechado. Mas o público só tem acesso aos títulos emitidos pelas de capital aberto, devidamente registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Para entender o funcionamento do título, vamos a um exemplo:

Imagine que uma empresa quer viabilizar um projeto novo que terá o custo de R$ 500 milhões. Em vez de solicitar crédito em bancos, ela emite títulos de sua dívida para obter o financiamento desejado.

Desse modo, é possível ter custos menores. Afinal, o financiamento bancário apresenta normalmente taxas maiores do que nas aplicações. O investidor que aplicar nos títulos será credor (chamado de debenturista). Logo, terá direito a receber o valor inicial acrescido de juros.

O BTG Pactual digital possui um portfólio exclusivo de Debêntures para você investir - e muito mais! Abra agora sua conta.

O tipo de rendimento, as taxas, o vencimento, o investimento mínimo e as garantias variam conforme a empresa. Portanto, é preciso pesquisar todas essas questões com bastante atenção antes de fazer a aplicação. 

A principal vantagem das Debêntures é o rendimento acima da média na renda fixa. Contudo, vimos que a possibilidade de ganhos superiores é decorrente de um ingrediente extra de risco presente nesses títulos.

Além do retorno normalmente em patamar elevado, existem outros benefícios. A diversidade de títulos, vencimentos, tipos de remunerações e garantias oferece um leque bastante amplo para quem almeja diversificar seu portfólio. 

Quer continuar lendo e descobrir os principais tipos de Debêntures e muito mais? Acesse o blog do BTG Pactual digital com o conteúdo completo!

 __________   

Oferecimento BTG Pactual digital