COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Três ensinamentos de um dos maiores investidores do mundo para você ficar atento

Três ensinamentos de um dos maiores investidores do mundo para você ficar atento

BTG Pactual

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atualizado às 08:23

É difícil conhecer um investidor de renda variável que ainda não tenha ouvido falar sobre Warren Buffett. Ele é um megainvestidor norte-americano que construiu sua fortuna investindo em ações segundo o método que aprendeu com o professor Benjamin Graham.

Por seus resultados espetaculares tanto nos investimentos pessoais quanto na sua empresa, Buffett é visto como um guru do mercado financeiro. E, por incrível que pareça, ele próprio faz questão de dizer que não coloca em prática nada muito complexo para investir.

Então, significa que você pode seguir os passos dele a partir de algumas dicas simples. Conheça a seguir 3 dos muitos ensinamentos de Buffett que você deve considerar ao fazer seus investimentos!

  • Foque no longo prazo

Seria impossível começar essa lista por outra dica. O foco no longo prazo é a base dos investimentos de Warren Buffett - e de seu mentor Benjamin Graham. Os dois trabalharam juntos e construíram uma estratégia voltada para encontrar empresas com boas perspectivas para o futuro.

Para Buffett, o mercado financeiro oferece resultados interessantes para quem considera prazos maiores. Ele aprendeu com Graham um dos aspectos mais importantes: a bolsa se comporta como uma máquina de votos no curto prazo, mas como uma balança no longo prazo.

Ou seja, é possível esperar equilíbrio e resultados consistentes no futuro - desde que você tome decisões eficientes - mesmo que os preços oscilem bastante no curto prazo. Então, o importante é saber lidar com a volatilidade e ter visão mais ampla

Abra sua conta no BTG Pactual digital, banco de investimentos com mais de três décadas de história no mercado e conte com portfólio diversificado e adequado para o seu perfil.

  • Invista no que você conhece

Ter uma visão de sócio do negócio nos leva a outro ensinamento central de Warren Buffett: invista apenas no que você conhece. Foi essa estratégia, inclusive, que fez o megainvestidor passar com tranquilidade pela crise das "pontocom" nos Estados Unidos, no início do século XXI.

Enquanto se formava uma bolha financeira ao redor das empresas de tecnologia, Buffett não fez grandes investimentos nelas. Afinal, não entendia do assunto e não podia saber ao certo o que esperar de negócios do setor.

Uma frase famosa do investidor é: "Quando compro uma ação, penso como se estivesse comprando uma empresa inteira. Se eu fosse comprar a loja, iria querer saber tudo sobre ela". 

Quer começar a investir com apoio de assessores especializados e dedicados em ajudar você a construir seu patrimônio de longo prazo? Abra sua conta no BTG Pactual digital e descubra como.

  • Procure boas empresas a bons preços

Buffett é adepto da estratégia de value investing. De forma simples, ela representa a busca por empresas de qualidade que estejam sendo negociadas no momento a preços mais baratos do que, de fato, valem.

Assim, ele utiliza a análise fundamentalista para entender a qualidade e as perspectivas da companhia e chegar ao seu valor intrínseco. Por questões de mercado e de oscilações do curto prazo, as ações podem estar sendo vendidas a preços menores do que o seu valor.

O cenário representa uma oportunidade para investidores de longo prazo. Segundo Warren Buffett: "grandes oportunidades de investimento surgem quando empresas excelentes estão rodeadas de circunstâncias incomuns, que fazem com que suas ações sejam mal avaliadas".

No Blog do BTG Pactual digital você confere outras duas dicas do maior investidor do século. Continue a leitura clicando aqui!

__________ 

 

Oferecimento BTG Pactual digital