COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Como lidar com os sucessivos recordes do Ibovespa?

Como lidar com os sucessivos recordes do Ibovespa?

BTG Pactual

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atualizado em 27 de agosto de 2021 14:36

Foram nada menos que seis recordes consecutivos para o Ibovespa. Oito pregões sem saber o que é cair.

Dos 9,15% de valorização acumulada pelo principal índice de ações do país no ano até ontem, mais da metade (4,77%) foi conquistada nas últimas duas semanas. Tudo isso sem que tenham sido construídos até o momento alicerces sólidos para que a retomada da economia brasileira em curso se estenda muito além dos níveis pré-pandemia.

Para tanto, de forma mais objetiva, reformas como a tributária e a administrativa precisam ser aprovadas com um texto que abranja os pontos mais críticos, como os altos gastos com servidores e a necessidade de se taxar menos tanto o consumo quanto a produção.

As privatizações, por sua vez, apenas agora começam a sair do papel, enquanto a taxa de desemprego, mesmo se cair nos próximos meses, não será para patamares muito inferiores ao atual quando a nova leva do auxílio emergencial acabar. Tudo isso com as eleições se aproximando e, consequentemente, a janela para o Congresso aprovar algo se fechando.

Por outro lado, com os juros ainda baixos no Brasil, o mercado se agarra a quaisquer sinais positivos para seguir comprando e garantir a continuidade do rali para as ações brasileiras. Estes sinais de fato existem e até justificam boa parte dessa alta recente. A recuperação do PIB brasileiro e a aceleração do ritmo de vacinação estão entre eles.

 (Imagem: Divulgação)

O Bitcoin sofreu uma forte correção nas últimas semanas e você precisa aproveitar esta janela de oportunidade para começar a investir na criptomoeda com toda a segurança do BTG Pactual digital. Conheça o BTG Pactual Bitcoin 20 e faça seu primeiro aporte com apenas 1 real!

Mas a cereja do bolo nos sucessivos recordes do Ibovespa, até agora, é a forte valorização das commodities no exterior, na medida em que uma composição significativa do índice é de empresas atreladas a elas - casos de Vale e Petrobras.

Porém, como diz o gênio dos investimentos Warren Buffett, no mercado você deve ter medo quando os outros estão gananciosos e ser ganancioso quando os outros estão com medo. E o momento atual é, sem dúvida, de ganância.

Aproveite para estudar mais sobre o seu perfil de investidor, se está mais para sofisticado, moderado ou conservador. Leia sobre a importância de sempre manter uma carteira diversificada, com um percentual de seu patrimônio alocado em ativos que ofereçam essencialmente proteção - casos do ouro e do dólar.

Compre fundos de ouro e de dólar com toda a segurança do BTG Pactual digital direto do app ou do site, sem filas e burocracias desnecessárias.

Conservar uma alocação balanceada e saber separar o que é ruído de sinal certamente o colocará em posição de vantagem para conseguir rendimentos acima da média em suas aplicações no longo prazo, por mais que isso custe algum lucro extra em um horizonte mais imediato de tempo. E o melhor de tudo é que todos os produtos que você precisa para construir um portfólio absolutamente vencedor estão disponíveis na plataforma do BTG Pactual digital.

__________   

Oferecimento BTG Pactual digital