COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Qual melhor momento para enviar ou receber recursos do exterior?

Qual melhor momento para enviar ou receber recursos do exterior?

BTG Pactual

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atualizado em 27 de agosto de 2021 14:19

É muito comum que o investidor tome suas decisões de investimento ou mesmo de compra de bens no exterior procurando o melhor "timing" na negociação do dólar. Mas será que essa é a estratégia correta? 

O câmbio é um ativo dos mais complexos de se prever os movimentos pois sofre influência de algumas variáveis, como as contas públicas nacionais, os fluxos de investimentos estrangeiros direto (IED), a atuação fiscal e monetária das principais economias do mundo e remessas corporativas internacionais. 

Esse texto não visa dar dicas ou dizer qual o melhor momento de se operar o dólar, mas simplesmente trazer para reflexão algo que os investidores muitas das vezes se esquecem que é: qual é o propósito da minha operação de câmbio? 

Com toda essa gama de influência sobre a moeda, é importante que o investidor tenha clareza que "esperar para fechar o câmbio" pode, muitas das vezes, colocá-lo numa situação pior seja com relação aos preços da moeda ou mesmo na negociação de bens e ativos no exterior.

Então se você comprou um imóvel, pense na conquista do bem e foque nisso para que o timing do dólar não tire a alegria da sua conquista. Se você quer diversificar sua carteira de investimentos, foque nas inúmeras oportunidades de ativos que se abrem para você ganhar dinheiro lá fora e não deixe o timing do dólar fazê-lo perder isso. 

Se ainda sim você não se convenceu e fica receoso aguardando "o melhor momento", divida a sua remessa em algumas partes e "faça um dólar médio"! Essa estratégia é simples e vai te trazer a segurança que você não fechou a operação com um preço ruim.

O BTG Pactual digital oferece atendimento 24 horas, todos os dias - gente de verdade, não robôs. Abra agora sua conta e comece a investir de verdade.  

Ao enviar ou receber uma remessa do exterior é importante estar atento ao propósito, que na maioria das vezes é de longo prazo - logo, a especulação da moeda não deve ser o ponto focal desta transação, mas sim a estruturação correta da operação que deve ser feita através de instituições autorizadas pelo Banco Central e que sigam todas as normas cambiais. 

No BTG Pactual digital, temos profissionais dedicados as operações de câmbio focados na estruturação e acompanhamento das operações dos seus clientes. Um olhar mais cuidadoso pode lhe garantir agilidade e economia no envio ou recebimento de suas remessas. Por exemplo, um cliente que queira comprar um imóvel no exterior, muitas vezes envia recursos para uma conta de mesma titularidade e após escolher o imóvel paga ao vendedor.

Operação simples, pois em termos de documentação a princípio só será necessário o envio da última declaração completa do imposto de renda e seus dados bancários para envio dos recursos ao exterior. Mas será que este cliente está ciente que ao pagar diretamente o vendedor do imóvel o IOF da operação será de 0,38% e não mais 1,10% como no envio de disponibilidade (conta de mesma titularidade)? 

Esse é só um dos exemplos de como um suporte profissional pode resultar em eficiência tributária além de tornar simples procedimentos que muitas vezes parecem ser burocráticos. 

Clientes do BTG Pactual digital podem enviar e receber recursos através de suas contas em mais de 15 moedas, além de poderem realizar envios para contas de mesma titularidade (disponibilidade) através do aplicativo ou site. 

Na palma da mão, através do aplicativo ou site é possível: 

- Visualizar ordens recebidas

- Assinar e visualizar contratos de câmbio

- Gerar canal bancário para recebimento de moedas estrangeiras

- Visualizar o comprovante swift da operação (comprovante de como a ordem foi enviada)

- Enviar recursos para conta de mesma titularidade (disponibilidade) com valores até 3 mil dólares americanos ou 2600 euros. 

E para outros tipos de naturezas cambiais e valores acima de 3 mil dólares americanos (equivalente), o atendimento é feito através da nossa mesa de câmbio com profissionais experientes e dedicados apenas a este mercado.

Conheça todas as facilidades do serviço de câmbio do BTG Pactual digital clicando aqui

__________

Oferecimento BTG Pactual digital