COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Momento é de oportunidades para as ações?

Momento é de oportunidades para as ações?

BTG Pactual

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Atualizado às 13:34

Foram centenas de balanços de empresas listadas na bolsa brasileira anunciados ao longo das últimas semanas, período em que vimos também uma intensificação da crise política e fiscal e, consequentemente, da volatilidade no mercado brasileiro de ações.

Foram tantos os ruídos vindos de Brasília que acabaram jogando para segundo plano os desempenhos operacionais divulgados por algumas das principais companhias do país. Quem tirou um tempo para analisá-los, contudo, percebeu que a mensagem principal deixada pelos setores produtivos no segundo trimestre foi, no geral, bastante positiva.

Verdade que a base mais fraca de comparação com o mesmo período de 2020, quando as empresas sofreram os golpes mais duros dos efeitos da pandemia, acabou ajudando os resultados desta safra. Por outro lado, o forte crescimento dos lucros corporativos, em muitos casos acima das projeções mais otimistas, veio para mostrar que finalmente começamos a deixar a devastação provocada pelo coronavírus para trás.

O que é investir de verdade? Para o BTG, é ter atendimento 24 horas, todos os dias. Gente de verdade, não robôs. Abra agora a sua conta e aproveite.

Segundo levantamento feito pela Economatica, as companhias não financeiras listadas na B3 tiveram um expressivo crescimento de 1.615% nos lucros do segundo trimestre quando comparados ao mesmo período de 2020. Já os bancos viram seus lucros registrarem um avanço mais "tímido", de 89% na mesma base de comparação.

Diante da aceleração do ritmo de vacinação pelo país e de melhores perspectivas para a atividade econômica de um modo geral, podemos afirmar com uma boa dose de segurança que o momento é de plena recuperação.

Entre os setores, o de commodities foi um dos que apresentou os resultados mais fortes de abril a junho, beneficiados basicamente pelo aquecimento da demanda global na medida em que os países vão retomando suas rotinas.

Foi o caso da Petrobras, que se valeu de uma forte valorização nos preços do petróleo e de um aumento no consumo de combustíveis para alcançar um dos maiores lucros trimestrais de sua história, de R$ 42,85 bilhões, e anunciar a antecipação do pagamento de R$ 31,6 bi em dividendos relativos ao exercício de 2021 aos acionistas, quase o triplo da média dos valores distribuídos nos últimos três anos.

O afrouxamento gradual das restrições de circulação das pessoas também foi benéfico ao setor de varejo, um dos mais afetados pela pandemia. No e-commerce, por sua vez, a flexibilização provocou uma desaceleração, embora as empresas do segmento ainda tenham registrado um crescimento sólido dos números.

Quem também conseguiu bons resultados foram os bancos, impulsionados por menores provisões para devedores duvidosos, volumes maiores de concessão de crédito com a retomada da economia e redução de custos.

Por fim, vale uma menção honrosa ao fato de ter aumentado muito a quantidade de empresas que, em maior ou menor grau, passaram a dar espaço em sus divulgações para o tema ESG (sigla em inglês para padrões ambientais, sociais e de governança), abordando uma agenda cada vez mais importante para os acionistas e para a própria sociedade.

No geral, em que pese o fato de ainda estarmos enfrentando diversos problemas decorrentes da pandemia, foi um trimestre bastante positivo, que serve como um bom termômetro sobre o que podemos esperar para os diferentes setores da atividade na segunda metade do ano.

O BTG Pactual digital oferece mais de 1000 opções de investimentos, do Brasil e do exterior, com taxas competitivas e rentabilidades adequadas para o seu perfil. Abra agora sua conta.

Para as ações, especificamente, o cenário mostra-se um pouco mais nebuloso, com a intensificação da crise institucional e dos riscos fiscais afugentando cada vez mais investidores da renda variável no Brasil - some a isso os sucessivos aumentos na taxa Selic, que deve continuar subindo e, consequentemente, melhorando a atratividade da renda fixa no país.

Mais um grande teste para a resiliência dos mais de três milhões de investidores pessoa física da B3, sendo que uma parte considerável desta base começou a aplicar na bolsa justamente durante a pandemia.

Sobretudo se levarmos em consideração que, independentemente dos bons resultados divulgados, a grande maioria das ações tem sofrido uma forte correção nas últimas semanas, em muitos casos apagando os ganhos conquistados ao longo de meses ou de toda uma ainda curta vida do investidor mais novato.

Se este for seu caso, deixo aqui uma das lições mais valiosas que aprendi sobre o investimento em ações, a de que a volatilidade não impede grandes retornos de longo prazo. Ou seja, quando você investe em uma carteira mirando um horizonte de tempo longo o suficiente, na grande maioria das vezes a volatilidade é uma oportunidade, não um risco.

Aproveite a queda recente para estudar mais sobre o mercado e ouvir nossos especialistas, que estão prontos para ajudá-lo a identificar ações boas e baratas que já estão dando sopa no seu home broker.

É possível investir diretamente em nossas carteiras recomendadas de ações e fundos imobiliários, atualizadas mensalmente de forma automática pelo time de analistas mais premiado da América Latina.

Lembre-se que investir é, inicialmente, um processo que requer paciência e disciplina. Por isso, evite entrar em pânico por conta de prejuízos momentâneos. A parte boa da travessia em tempos de volatilidade é que, se feita de forma adequada, te leva a um lugar maravilhoso.

Investir não precisa ser uma montanha russa. Conheça ativos adequados para o seu perfil e com previsibilidade do retorno. Aproveite a alta da SELIC e invista em Renda Fixa no BTG Pactual digital.

__________

Oferecimento BTG Pactual digital