COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Especialista em finanças dá dicas de como lidar com as contas no início do ano

Especialista em finanças dá dicas de como lidar com as contas no início do ano

BTG Pactual

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Atualizado às 07:10

Com o final de ano e as comemorações de Natal e Ano Novo, é comum saber de histórias de pessoas que gastaram mais do que deviam para celebrar com amigos e a família. Ao analisarmos os dados do varejo, percebe-se o aumento de vendas no cenário geral: de acordo com a Cielo, o crescimento foi de 11,1% em relação a igual período do ano passado. Se compararmos o crescimento de 2020 e 2021 do varejo digital, vemos um número ainda maior: 38,6%.

E se você está surpreso com as contas de janeiro, provavelmente cometeu um erro clássico nas finanças pessoais: negligenciou a importância do 13º salário ou dos bônus e gratificações de final de ano. Se você não conta com esses extras, pode ter cometido outro erro clássico - de não provisionar mensalmente recursos para janeiro, mês de gastos concentrados. Quem abusou nos gastos no final de 2021 deve inverter o jogo, procurando fazer caixa com a venda de algo que não precise mais: aqui vale de tudo, desde revistas, discos antigos, móveis e roupas, por exemplo.

Você se preparou bem e está com dinheiro sobrando? Então acesse o estudo do BTG Pactual e descubra onde investir em 2022 com segurança e responsabilidade.

Agora, se você não quer mais passar por isso, alguns cuidados são necessários. O primeiro passo é fazer uma provisão destes gastos. Com o preenchimento da planilha de orçamento doméstico de 2021, você conseguirá fazer uma estimativa das despesas para 2022. Como se trata de recursos para o curto prazo, você deve aplicá-los em um bom produto de renda fixa, como o Fundo DI Simples.

Uma outra técnica é provisionar o 13º salário de 2022 para os pagamentos de 2023. Ao recebê-lo, você já separa uma parte para os gastos de janeiro. Investindo por 1 ou 2 meses, terá um rendimento que vai ajudar a pagar estas contas de início de ano de maneira mais leve.

Assim, pagando à vista aqueles impostos do ano seguinte, não terá mais parcelamento - ou seja, quebrando o ciclo uma vez, você terá um alívio perpétuo em suas contas. Essa é a recomendação para que você possa ter um orçamento mais bem planejado no próximo ano.

Quer investir com o apoio de especialistas do mercado financeiro e fazer seu dinheiro render mais que na poupança? Abra agora sua conta no BTG Pactual com taxa zero!

__________

Oferecimento BTG Pactual