COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Cada vez mais pessoas olham para investimentos internacionais, e você?

Cada vez mais pessoas olham para investimentos internacionais, e você?

BTG Pactual

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Atualizado em 25 de janeiro de 2022 14:53

O cenário atual do Brasil está chamando a atenção para os investimentos no exterior e o tema está em alta. De acordo com a B3, o número de investidores em BDRs cresceu mais de 1.000% entre setembro de 2020 e 2021.

O motivo é óbvio: não há razão para manter os investimentos somente no Brasil. A importância da diversificação inteligente ficou evidente após as primeiras crises na bolsa de valores brasileira em 2020.

Além disso, ao investir fora do Brasil, é possível aproveitar resultados das grandes companhias internacionais listadas em países de economia mais forte, como dos Estados Unidos e Europa.1

Caso você não saiba, BDR significa Brazilian Depositary Receipts, ou "recibos depositários brasileiros". É uma modalidade de investimento que funciona como certificados de ações. Significa que eles não são os papéis em si, mas estão lastreados neles.

Na prática, o investidor brasileiro não está adquirindo as ações de uma companhia estrangeira para ter na carteira. Ele tem posse, na verdade, destes certificados que representam os papéis. Logo, trata-se de valores mobiliários com lastro em ações internacionais.

Quando uma empresa abre o seu capital em um determinado país, os papéis só podem ser negociados naquele local. As empresas brasileiras normalmente têm os seus papéis negociados na B3, na Bolsa de Valores de São Paulo. As empresas americanas, por sua vez, são listadas na Bolsa de Nova Iorque ou na Nasdaq.

Se um investidor brasileiro quiser investir em ações americanas, por exemplo, necessitará abrir conta em uma corretora internacional, o que pode se tornar uma tarefa burocrática.

Um dos pontos favoráveis dos BDRs é a possibilidade de diversificação da sua carteira, investindo em papéis que não estão na Bolsa de Valores de São Paulo, através do seu home broker. Sem nenhuma burocracia ou atividade operacional adicional, dentro das regras de costume.

Outra vantagem é a diversificação da sua carteira  em um mercado global. Apesar de ser negociado em reais, ao investir em BDRs você deixará uma parte da sua carteira dolarizada. Aconteça o que acontecer, o que vai interferir no comportamento do ativo investido é a volatilidade do papel, negociado em dólar, e a cotação do dólar em reais. Na prática, você terá tanto a proteção quanto o risco cambial típico.

Desbloqueie o mercado mundial com apenas uma aplicação

O Fundo BTG Pactual Diversificação Ações Globais BDR Nível 1 FIA é a chance de você investir em mercados consolidados e emergentes da palma da sua mão. A estratégia é composta por certificados de ações, chamados de BDRs, que têm como base as cotas de fundos de índices estrangeiros renomados, com o objetivo de entregar retorno em reais no longo prazo e não é exposto à variação do dólar.

O BTG Pactual Diversificação Ações Globais BDR Nível 1 FIA é o seu passaporte para investir fora do Brasil começando com apenas R$ 100 sem precisar abrir uma conta no exterior. Segurança, comodidade e gestão especializada para você investir sem fronteiras.

Acesse agora a página do Fundo e abra sua conta, gratuitamente e direto do seu celular!

_____

Oferecimento BTG Pactual