COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Como se proteger da inflação com essas duas dicas

Como se proteger da inflação com essas duas dicas

BTG Pactual

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado em 14 de fevereiro de 2022 19:25

A alta dos preços é sentida no bolso do consumidor e pode ser observada nos números: a inflação no país encerrou 2021 com aumento de 10,06%, o maior em 6 anos. E 2022 já abriu com crescimento de 0,54% em janeiro, maior registro para o mês desde 2016.

Mas isso não significa que as carteiras de investimentos devem perder seus ganhos para a inflação. Há duas aplicações com as quais o consumidor pode se proteger da dela: debêntures e Tesouro IPCA.

Conheça o BTG Pactual e as soluções para você investir com segurança e atendimento 24 horas e transforme sua vida financeira.

A debênture é um título de dívida emitido por empresas com o objetivo de captar recursos para realizar expansões. Ou seja, quando se investe em uma debênture, se está emprestando dinheiro para uma empresa, com vistas a receber lucro em médio ou longo prazo.

Dentro dessa modalidade, os rendimentos são prefixados, pós-fixados ou híbridos, com pagamento de juros conforme a escritura. São títulos bastante distintos entre si, porque podem trazer vencimento, remuneração, rendimentos, garantias e riscos variados, dependendo do caso. Por isso, cada opção deve ser analisada com cautela.

Um ponto de destaque é que essa é uma aplicação com rentabilidade superior a muitos investimentos de Renda Fixa. Como você empresta dinheiro para empresas, elas costumam pagar juros maiores do que as instituições financeiras oferecem ao investidor. Por outro lado, os riscos são considerados superiores, já que não há proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Para quem não quer correr grandes riscos, o Tesouro IPCA é outra maneira de driblar a inflação. Trata-se de um tipo de título oferecido pelo Tesouro Direto, programa de negociação de ativos públicos do Governo Federal.

Na prática, o investidor está emprestando dinheiro para o governo, com um juro anual acrescido da variação da inflação oficial do país. Isso significa que essa aplicação garante um ganho percentual fixo acima do aumento de preços.

Por isso, não se sabe o valor exato a se receber no futuro. Mas a certeza é a de que, ao manter o investimento até o prazo de vencimento, aquele percentual fixo será um rendimento real, aquele que ultrapassa o IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Quer proteger sua carteira da inflação? Comece a investir e diversifique seus investimentos com todo o suporte especializado BTG Pactual.

_____

Oferecimento BTG Pactual