COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Carteiras digitais são o futuro dos pagamentos. Descubra como funcionam

Carteiras digitais são o futuro dos pagamentos. Descubra como funcionam

BTG Pactual

terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado em 9 de maio de 2022 14:24

Se a taxa atual de crescimento seguir, as carteiras móveis de ativos digitais e serviços financeiros devem alcançar cerca 4,4 bilhões de usuários até 2024, segundo pesquisa do site britânico Merchant Machine. E, de acordo com um levantamento da consultoria de mercado Juniper Research, o valor das transações dessas carteiras vai ultrapassar US$ 12 trilhões em 2026. Ambas as projeções revelam como essa forma de se lidar com o dinheiro não é uma tendência passageira.

Transforme sua vida financeira: conheça o BTG Pactual e as soluções para investir com segurança e atendimento 24 horas.

A carteira digital é um facilitador que dá ao usuário acesso a transações financeiras. E há dois tipos diferentes. Um deles é como ter um cartão de crédito ou débito dentro do celular ou de outros dispositivos móveis digitais, como o relógio, por exemplo. Ela substitui o cartão físico e pode ser usada para fazer tanto compras online como as presenciais.

Ter esse tipo de carteira depende de se ter contas e cartões. É o caso do Apple Pay, Google Pay e do Samsung Pay. Outro modelo ancora as transações e tem a função de armazenamento de dinheiro. PicPay, PayPal, Ame, Iti e AliPay são alguns exemplos de carteira digital não vinculada a contas.

Independentemente da forma de uso, a segurança é uma das vantagens desse modelo. Com ele, é possível adicionar diversas camadas de segurança para permitir a autorização dos pagamentos. Entre elas estão a biometria e o reconhecimento facial.

A portabilidade é outro ponto positivo. Pode-se acessar a conta digital de qualquer lugar. Além disso, não é preciso ter em mãos diversos cartões e se limitar ao que está fisicamente presente no ato da compra ou da transação.

Com isso, pode-se adquirir algo no meio digital e no meio físico, por meio da aproximação do dispositivo (celular ou relógio) das máquinas de cartões. Outra opção possível é pagar via QR code.

Quanto ao tipo vinculado a contas, o BTG Banking possui o maior número de carteiras digitais no Brasil: Apple Pay, Garmin Pay, Google Pay e Samsung Pay. Ao abrir a conta, o cartão virtual já está disponível para o uso, sem a necessidade de esperar o cartão físico chegar. Assim, é possível iniciar o uso da carteira digital com o BTG Pactual no momento em que a conta nova é aberta.

Quer experimentar na prática? Abra sua conta e explore todas as possibilidades da sua vida financeira.

__________

Oferecimento BTG Pactual.