COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Fundos imobiliários: baixa de preços indica oportunidade de compra?

Fundos imobiliários: baixa de preços indica oportunidade de compra?

BTG Pactual

terça-feira, 12 de julho de 2022

Atualizado em 11 de julho de 2022 14:43

O cenário atual de juros e inflação em alta impacta diretamente o mercado de fundos imobiliários. Em comparação com anos anteriores, sobretudo após o boom dos FIIs, os preços das ações estão descontados, o que para um investidor é sinal de oportunidade de compra. Mas o cenário macro global de guerra e alta dos preços não dá sinais de arrefecimento em curto prazo. Então fica a dúvida: é o momento de investir em fundos imobiliários?

Transforme sua vida financeira: conheça o BTG Pactual e as soluções para investir com segurança e atendimento 24 horas.

Antes de tudo, é importante entender as modalidades e aplicações em FIIs: tijolo ou papel. Os fundos de papel investem majoritariamente em recebíveis imobiliários, que são ativos de renda fixa, mesmo tendo um componente de renda variável. Ou seja, é uma aplicação em investimentos voltados para o mercado imobiliário.

Já os fundos de tijolo representam, de fato, imóveis físicos. O investimento tem o objetivo de comprar um imóvel ou emprestar dinheiro para a construção de um edifício a ser alugado, ambos com vistas para a geração de renda mensal. Isso pode ser feito com lojas, shoppings, escritórios ou até agências bancárias, por exemplo.

No momento, esses papéis estão descontados porque, com a Taxa Selic a 13,25%, pegar dinheiro emprestado ficou mais caro. Não é um momento favorável para fazer um financiamento para comprar um imóvel, por exemplo.

Tendo isso em vista, a visão de Research do BTG Pactual é que o investimento em FIIs de tijolo são boas oportunidades. Isso porque suas cotas devem se valorizar com a recuperação da economia e a consequente redução da taxa de juros.

A modalidade também é uma boa forma de geração de renda passiva. O lucro obtido com o recebimento de aluguéis (descontadas as taxas de manutenção) é distribuído aos cotistas mensalmente em forma de dividendos. E a melhor parte é que os aluguéis não sofrem cobrança de Imposto de Renda. Só se paga tributos sobre a valorização de um fundo, que é mais uma maneira de lucrar com esse tipo de aplicação.

É importante se atentar ao fato de que os FIIs são uma modalidade de investimento de renda variável, mesmo no caso dos fundos de papel, atrelados à renda fixa. Portanto, as cotas tendem a se valorizar, mas elas também podem cair de preço. Ao optar pelos fundos imobiliários, o investidor precisa ter um perfil que tolere perdas e riscos, embora eles apresentem baixa volatilidade se comparados às ações de empresas, por exemplo.

Uma vez decidido por esse caminho, basta abrir uma conta em uma corretora ou Banco de Investimentos. As cotas são negociadas pela Bolsa de Valores, como uma ação, e elas podem ser compradas pelo computador ou celular. No BTG Pactual a abertura de conta é gratuita e 100% online. É escolher, clicar e comprar. E depois esperar os resultados, ou melhor, os aluguéis.

Quer saber mais? No nosso site explicamos tudo sobre fundos imobiliários.

__________

Oferecimento BTG Pactual