sábado, 4 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Latinório
Silvio Teixeira Moreira

Mens in corpore tantum molem regit

terça-feira, 12 de junho de 2012


Mens in corpore tantum molem regit

O migalheiro, Dirceu Jacob de Souza, quer saber a tradução da frase "mens in corpore tantum molen regit".

Primeiramente, colega, posso afiançar-lhe que a grafia correta é molem e não molen, pois moles, is é substantivo feminino da 3ª declinação e não registra - em qualquer de seus "casos" - terminação com a letra "N". Dentre os significados de "moles, is" temos: massa, volume, corpo, massa de matéria, mole, esforço, empenho, trabalho, fadiga, embaraço, estorvo, etc., etc".

Na frase, "molem" é acusativo singular, funcionando como objeto direto de regit (3ª pessoa do singular, presente do indicativo) do verbo regere - reger, dirigir, cujo sujeito é mens (s. fem.): mente, espírito. Tantum, aqui, funciona como advérbio, modificando o verbo regit e podendo significar: tanto, só, somente. In corpore = no corpo, ablativo de corpus, corporis (subst. neutro da 3ª).

Pondo na ordem de tradução: mens tantum regit molem in corpore: a mente dirige, rege toda a matéria no corpo.

Sintetizando: O espírito é que dirige todo o corpo.

Observações:

a) Há quem afirme tratar-se de anagrama construído a partir das iniciais M.I.C.T.M.R. nome de um maçom(?) e que guardaria relação com lemas ou gestos maçônicos. Um princípio ou um dos modos de reconhecimento. Abstenho-me, porém, de entrar nessa área, para não correr o risco de ser chamado de "goteira".

b) Vejo, apenas, uma ampliação - in pejus - da frase extraída do discurso de Anquises, pai de Enéas, sobre a origem celeste das almas e sobre o ciclo perpétuo de encarnação, morte e reencarnação. Na Eneida (L. VI, verso 727?) aparece: Mens agitat molem : "uma mente movimenta toda a massa" no sentido de que "um espírito faz mover o mundo", (cf. "Dicionário Latino Saraiva", verbete "mens") e é este o significado que a tradução de "Mens in corpore tantum molem regit" deve buscar, dada a grande semelhança entre "mens regit molem" e "mens agitat molem": no corpo a mente comanda (rege, dirige, conduz, movimenta) a massa, a matéria.

__________

Silvio Teixeira Moreira

Silvio Teixeira Moreira, foi desembargador do TJ/RJ, ex-promotor de Justiça do MP/SP, ex-professor de Latim e advogado criminal.

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram