COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Uma Breve Teoria do Poder"

"Uma Breve Teoria do Poder"

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Atualizado em 12 de janeiro de 2010 08:22


Uma Breve Teoria do Poder








Editora:
RT - Revista dos Tribunais
Autor: Ives Gandra da Silva Martins
Páginas: 222







"Uma Breve Teoria do Poder" objetiva, exclusivamente, desventrar as razões que levam o homem a desejá-lo e quais os limites para sua conquista e exercício. Partindo de reflexões filosóficas, análise histórica, formatações jurídicas, conformações econômicas, vivência política e considerações sociológicas, adentra o mundo dos fatos, da realidade do poder e de seus detentores, procurando demonstrar que o poder se justifica por si mesmo. O servir àqueles que lhe são subordinados, constitui, de rigor e apenas, efeito colateral ou, na maioria dos casos, campo de manipulação demagógica, como o correr dos séculos tem demonstrado.

A evolução da humanidade tem permitido o aprimoramento de mecanismos capazes de conter a escalada dos que o ambicionam, dentro de certos limites ou fronteiras. Se alguém, porém, com carisma próprio e sem oposição à altura, consegue alcançá-lo e exercê-lo à sua maneira e semelhança, nenhuma Constituição ou sistema legal é capaz de ofertar anteparo seguro contra esse intento, pois conquistar e manter o poder é a grande e primeira ambição de todos os políticos ou déspotas, na história.

A teoria é breve e centrada, fundamentalmente, na figura daquele que detém o poder, nos motivos que levam a essa ambição e na conseqüência de seu exercício sobre as massas.

Por isto, denominou-a o autor "breve", adjetivo mais aplicável à história do que às teorias, mas, no caso, justificável, pois seu foco central é, exclusivamente, o homem detentor do poder.

_______________

 Ganhador :

Mario Lucio de Santana, de São João Del Rei/MG


____________



Adquira já o seu :












__________________