COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Questões polêmicas em Direito Antitruste"

"Questões polêmicas em Direito Antitruste"

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Atualizado em 29 de janeiro de 2010 09:00


Questões polêmicas em Direito Antitruste










Editora:
Lex
Autor: Fernando de Magalhães Furlan
Páginas: 162







A Defesa da Concorrência vem se transformando num dos importantes meios de assegurar o equilíbrio no comércio internacional. À medida que as barreiras ao comércio são reduzidas, aumenta a preocupação com a possibilidade de práticas anticompetitivas comprometerem os benefícios da liberalização comercial. Atualmente se reconhece que políticas coordenadas de comércio e de concorrência podem contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico.

Apesar de a concorrência ter sua importância reconhecida no contexto do comércio internacional, sua regulamentação é cercada de polêmica. O assunto foi incluído na Agenda da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio, que admitiu a relevância de um marco multilateral destinado a melhorar a contribuição da política da concorrência para o comércio internacional e para o desenvolvimento.

(...)

Nesta obra o autor analisa questões complexas e polêmicas do antitruste, além de casos concretos levados a exame do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Enriquece sobremaneira este trabalho o seu caráter prático e realista, fruto da experiência do autor no exercício do cargo de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade.

A prática do antitruste reclama do regulador uma visão integra- dado Direito e da microeconomia, além de conhecimento e interação com a realidade do setor produtivo, o que lhe garante, consequentemente, compreensão objetiva e posição isenta de preconceitos, sem descuidar, evidentemente, do imprescindível apego à conformidade normativa.

_______________

 Ganhador :

Henrique Calza Macedo, assistente jurídico da GEVISA, de Campinas/SP


____________



Adquira já o seu :












__________________