COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Infrastructure Law of Brazil"

"Infrastructure Law of Brazil"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Atualizado em 2 de dezembro de 2010 07:26


Infrastructure Law of Brazil








Editora:
Fórum
Autores: Marçal Justen Filho, Cesar A. Guimarães Pereira e Marçal Justen Neto
Páginas: 432






A obra é reunião de trabalhos que serão apresentados no seminário "Infrastructure Investments in Brazil: Opportunities and Challenges" (Investimentos em Infraestrutura no Brasil: Oportunidades e Desafios), a ser realizado hoje (3 de dezembro) no Hotel Ritz-Carlton de Miami Beach, FL, EUA (clique aqui). A coletânea - assim como o evento - tem como finalidade apresentar a empresas e advogados de empresas norte-americanas interessados em investir no Brasil nos próximos anos - principalmente em razão dos dois grandes eventos esportivos que terão o país como sede - um pouco do arcabouço jurídico com o qual terão que lidar.

No trabalho de abertura, o advogado Marçal Justen Filho propõe-se a fornecer parâmetros iniciais para a compreensão de nosso sistema jurídico para uma audiência estrangeira. Assim, começa por explicar que embora inspirado no modelo encontrado na Europa continental, sofreu influência do sistema norte-americano, resultando em um modelo misto, em que soluções provenientes dos dois padrões coexistem. Ainda sob essa preocupação de situar o ouvinte, ensina que a interpretação de qualquer lei ou norma no Brasil passará, necessariamente, pelo entendimento do "espírito" de nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, dona de um texto detalhista e já emendado diversas vezes. Sobrevoa, ainda, nosso direito administrativo e a necessidade de processo licitatório para contratar com a administração.

Em seguida, outros 16 artigos que podem ser agrupados em três diferentes subtemas: i) Agências Reguladoras e setores regulados (telecomunicações, energia, petróleo e gás); ii) contratos com o Poder Público - concessões, licitações, PPPs; iii) Alguns aspectos processuais: arbitragem, reconhecimento de sentença estrangeira e cumprimento de contratos estrangeiros no Brasil. Completa o livro compilação de diplomas legais em versão bilíngue nas áreas tratadas pelos artigos.

Como mostra da tarefa hercúlea a que se propuseram os autores, vale destacar o momento em que ao abordar o papel das agências reguladoras, tentam explicar como, apesar de terem sido criadas "precisamente para neutralizar a influência política sobre suas atividades", acabam lançadas na arena da política partidária, a começar pela indicação de seus diretores pelo presidente da República.

_______________

 Ganhador :

Murilo Baraldi Artoni, da Artoni Comercio de Materiais para Construção Ltda., de Jaboticabal/SP

_________________

Adquira já o seu :












_______________